MDB confirma Simone Tebet como candidata à presidência do Senado

Publicado em 12/01/2021 as 20:38

O MDB anunciou nesta terça-feira (12) que irá concorrer à presidência da Mesa Diretora do Senado Federal com Simone Tebet (MDB-MS). A decisão foi tomada em meio ao crescimento da candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato de Davi Alcolumbre (DEM-AP) que tem apoio do presidente Jair Bolsonaro e do PT.

Em nota divulgada na tarde desta terça, o partido fala em “independência no comando do Legislativo” para defender o nome de Tebet, principal adversária de Pacheco. Até o momento, compõem a chapa o PSDB e o Podemos.

“A Bancada do MDB, com o maior número de parlamentares no Senado Federal, reafirma sua unidade em torno da candidatura da senadora Simone Tebet (MS) para a presidência da Casa, na eleição do próximo dia 1º de fevereiro”, diz trecho da mensagem.

O partido fala ainda em “compromisso com a responsabilidade fiscal e social, com uma agenda de reformas estruturais urgentes, com a sustentabilidade ambiental, a redução das desigualdades sociais, a adoção de políticas capazes de frear o desemprego e alavancar a economia, além de um amplo programa nacional de imunização contra a Covid-19”.

O principal adversário de Tebet é Rodrigo Pacheco, apadrinhado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Pacheco tem como trunfo o apoio tanto do presidente Jair Bolsonaro quanto do PT.

Em entrevista à Fórum, o senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que “Rodrigo Pacheco tem apoio de Bolsonaro, mas não tem compromisso com suas ideias estapafúrdias”.

“O PT se definiu no Senado pelo apoio à candidatura de Rodrigo Pacheco por entender que, nesse momento, a principal questão em jogo no nosso país é a preservação da liberdade, da democracia, o respeito à Constituição e a possibilidade de nós barrarmos quaisquer tentativas de Bolsonaro e seus apoiadores de conduzirem o Brasil para uma ditadura”, afirmou.

Na Câmara, o PT vai apoiar Baleia Rossi (MDB-SP). O presidente Jair Bolsonaro defende Arthur Lira (PP-AL). Caso apoiasse Tebet, o PT estaria junto do MDB nas duas casas legislativas.

*Com informações da CNN Brasil e da Folha de S. Paulo