'O racismo é a origem de todos os abismos desse país', diz Lula

Publicado em 20/11/2020 as 11:43

O ex-presidente Lula foi às redes sociais para lamentar o assassinato de Adalberto Freitas por seguranças do Carrefour, ocorrido na noite de ontem (19). Para Lula, o “racismo é a origem de todos os abismos desse país”.

— Lula (@LulaOficial)
Dois seguranças da loja do Carrefour no bairro de Passo D’Areia espancaram um homem negro, identificado como João Alberto Silveira Freitas. A vítima tinha 40 anos e morreu em decorrência da agressão que sofreu.

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul (similar à Polícia Militar nesse estado) informou que os dois seguranças foram presos em flagrante e que a versão deles é que a vítima teria sido agredida por “se negar a deixar o estabelecimento”, o que contrasta com a versão das testemunhas, que indicam que ele saiu voluntariamente, foi seguido e agredido somente na saída do local.

Em entrevista ao Fórum Café desta sexta-feira (20), o senador Paulo Paim (PT-RS) comentou sobre o assassinato de um homem negro por seguranças brancos em uma unidade do Carrefour de Porto Alegre. Senador destacou a importância do debate sobre abordagem policial como forma de combater a violência contra pessoas negras.

“O Carrefour já tá demais, é o terceiro ou quarto caso. As coisas acontecem e eles não tomam providência. É gravíssimo”, disse Paim. “Em qualquer sistema de segurança no mundo, você não sai matando as pessoas por suspeitas disso ou aquilo. O Brasil vai ter que enfrentar o debate da questão da abordagem das forças de segurança”, completou.

*Revista Fórum