Ato contra o STF tem apoio de Bolsonaro e faixa que marcou golpe de 1964

Publicado em 31/05/2020 as 13:11

O presidente Jair Bolsonaro sobrevoou de helicóptero a manifestação em defesa de seu governo e contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal neste domingo (31), em Brasília. Na companhia do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, Bolsonaro transmitiu o ato ao vivo pelas redes sociais. Já em solo, o presidente cumprimentou apoiadores.

Os protestos desta vez foram mais direcionados ao Supremo devido a decisões recentes de ministros que contrariam Bolsonaro e seus aliados, como as ações decorrentes do inquérito das fake news, a divulgação da reunião ministerial de 22 de abril e o pedido enviado à Procuradoria-Geral da República para que se manifeste a respeito da possibilidade de apreensão do presidente, solicitada pela oposição.


Manifestantes vestidos de verde e amarelo, principalmente, carregavam faixas contra o que chamaram de “censura” imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, que determinou buscas e apreensões em endereços de blogueiros e empresários bolsonaristas suspeitos de comandar um esquema de disseminação de notícias falsas e ataques a autoridades e instituições democráticas.

Alguns manifestantes carregavam faixas que remetiam às manifestações de 1964 que pediam o golpe militar, a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, realizadas entre março e junho daquele ano. As marchas representaram, naquela altura, apoio de uma parte da sociedade civil à intervenção militar que, segundo os oficiais, evitou a instauração de um regime comunista no país. Os apoiadores do presidente também fizeram uma carreata pelo Eixo Monumental, entoando gritos de “ooo eu sou conversador, eu sou conversador”.

George Marques