Advogado de milicianos e de Salvatore Cacciola é assessor especial do ministro da Saúde

Publicado em 22/05/2020 as 10:34

O advogado criminalista Zoser Hardman de Araújo é assessor especial do ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello. Ele foi nomeado para o cargo ainda na gestão relâmpago de Nelson Teich.

Foram seus clientes enquanto advogado o vereador cassado Cristiano Girão, preso por acusação de envolvimento com milícia de Gardênia Azul que perdeu seu mandato em 2010. Ele foi o primeiro vereador a ter o mandato cassado pelos seus colegas em toda a história do Legislativo do Rio.

Ele defendeu também Wallace Pires, o Robocop e Ricardo Gildes, o Dentuço, braço direito do ex-PM Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman, outro miliciano do Rio de Janeiro. Dentuço foi assassinado em 2014 por membros de outra milícia.​

A lista não para por aí. Foi seu cliente também o ex-tenente da PM Daniel Benitez, condenado a 36 anos de prisão, em 2011, por homicídio triplamente qualificado e formação de quadrilha armada. Ele era acusado de ser um dos mentores do assassinato da juíza Patrícia Acioli.

‌Zoser Hardman também foi um dos advogados do ex-banqueiro ítalo-brasileiro Salvatore Cacciola, condenado por gestão fraudulenta e peculato em um dos maiores escândalos financeiros da história recente do país.

‌Causou estranheza o fato de ele ser advogado criminalista. Na administração de Luiz Henrique Mandetta, segundo informa o Painel, da Folha, os auxiliares tinham carreira na área do direito público.

Ninguém informa de quem foi a indicação de Zoser, que no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aparece como filiado ao PRTB, partido do vice-presidente Hamilton Mourão.

*Revista Fórum