No Reino Unido, médicos combatem coronavírus com saco de lixo na cabeça

Publicado em 06/04/2020 as 19:37

O Reino Unido ultrapassou nesta segunda-feira (6) os 51 mil infectados por coronavírus em seu território e mais de 5 mil ja morreram em decorrência da sua doença, a covid-19. O crescimento acelerado do número de casos e de internações colocou uma pressão sem precedentes no sistema público de saúde britânico, considerado um dos melhores da Europa.

Mais cedo, nesta segunda, até o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, contaminado e em isolamento domiciliar há cerca de dez dias, foi transferido para uma unidade de tratamento intensivo, depois de um agravamento do seu estado. Johnson, inicialmente, era contra o isolamento mais amplo e mudou de ideia depois dos estudos que apontavam para o alto número de mortes, caso a circulação não fosse restrita.

Assim, em comparação com países vizinhos, o Reino Unido demorou a adotar medidas de isolamento e ainda há residentes que relutam em cumprir as orientações. O resultado é uma curva de novos casos mais acentuada e unidades de saúde cada vez mais lotadas.

Uma médica que está na linha de frente do combate à pandemia no Reino Unido revelou detalhes da situação para a BBC Brasil. O nome dela, por segurança, não foi revelado.

Segundo a profissional, o centro de saúde em que ela trabalha está à beira do colapso e a Unidade de Terapia Intensiva está cheia de pacientes infectados com o coronavírus. A médica relatou ainda que faltam equipes e leitos para terapia intensiva e há preocupante escassez de medicamentos e respiradores mecânicos. Todas as cirurgias consideradas não urgentes foram adiadas, incluindo de pacientes com câncer.

De acordo com o relato, médicos e enfermeiras que cuidam dos pacientes mais graves utilizam sacos de lixo hospitalar na cabeça e óculos de esqui para proteção. Os profissionais fazem turnos de 13 horas e precisam ficar a apenas 20 cm dos doentes para examiná-los.

“Trata-se de ser prático. Os enfermeiros da UTI precisam deles agora. Eles correm o risco de contágio o tempo todo, mas foram instruídos a usar máscaras faciais abertas nas laterais, o que não fornece a proteção adequada”, afirmou a médica à BCC. “Isso está errado. É por isso que temos que colocar sacos de lixo em nossas cabeças”, acrescentou.

*Revista Fórum