Bolsonaro botando fogo na Amazônia é destaque de carro alegórico na Alemanha

Publicado em 22/02/2020 as 15:47

Bolsonaro botando fogo na Amazônia é destaque de carro alegórico na Alemanha

Presidente brasileiro vem sendo alvo de protestos de foliões em carnavais de vários países da Europa, incluindo Alemanha e Portugal

O carro alegórico de Bolsonaro no Carnaval de Colônia (foto: agência DPA)
Por Redação
‌ ‌ ‌
‌Jair Bolsonaro será um dos principais “homenageados” do carnaval de Colônia, na próxima semana. No desfile que se realizará na próxima segunda-feira (24), um dos principais carros alegóricos trará um enorme boneco do presidente do Brasil, retratando-o como o principal responsável pelos incêndios na Amazônia.

O carro mostra a figura de Bolsonaro erguendo um palito de fósforo que é, ao mesmo tempo, suporte de uma bandeira brasileira, simbolizando o seu discurso de mescla o nacionalismo por um lado, e o descaso com o meio ambiente por outro.

‌Atrás do boneco de Bolsonaro, o carro traz figuras que são como árvores-passistas, que representam a Floresta Amazônica, e que aparecem carbonizadas, como resultado da destruição provocada pelos recentes incêndios na região.

O diretor do desfile é o artista alemão Holger Kirsch, que não esconde o orgulho com sua obra, e ainda afirmou que ele contará com efeitos visuais. “Este é o meu carro preferido. Nós usamos sacos de café e instalamos um sistema de tubulação, para que fumegue bastante durante o desfile”, comentou.

‌Apesar de ser o mais criticado, Bolsonaro não estará sozinho. O desfile também trará críticas a outros líderes mundiais, como o estadunidense Donald Trump, o chinês Xi Jinping, o britânico Boris Johnson e o russo Vladimir Putin, entre outros. A chanceler alemã Angela Merkel, também não passará impune pela avenida do principal carnaval do seu país, e também será “homenageada”.

‌Vale lembrar que esta não é a primeira manifestação contra o presidente brasileiro nos carnavais europeus. Pelo contrário, Bolsonaro tem sido um dos mais recordados, e sempre de forma negativa.

‌Por exemplo, no desfile que marcou o início do carnaval de Torres Vedras, em Portugal, semanas atrás, o presidente brasileiro foi mostrado em um boneco que o retratava como um personagem maligno – um turista bolsonarista que viu o desfile chegou a fazer um vídeo para expressar sua “impugnação” com a crítica ao seu ídolo.

‌*Revista Fórum