Papa Franscisco recebe ex-presidente Lula no Vaticano

Publicado em 13/02/2020 as 20:34

O líder da Igreja Católica, Papa Franscisco, se encontrou na tarde de hoje (13) com o ex-presidente Lula no Vaticano. O ex-presidente publicou nas redes sociais uma foto em que é abençoado pelo Papa, seguido de um texto em que diz que o objetivo do encontro é "conversar sobre um mundo mais justo e fraterno".

Na última terça (4), a defesa de Lula solicitou que o depoimento na Justiça Federal, previsto no último dia 11, fosse adiado devido a viagem internacional marcada entre os dias 12 e 15 de fevereiro para visitar o Papa. “Conforme se procedeu durante todo o tramitar do feito, o peticionário declara que não deixará de comparecer a nenhum ato judicial para o qual sua presença seja obrigatória”, argumentaram os advogados no pedido que foi aceito pelo Juiz da 10ª Vara Criminal de Brasília.

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) escreveu em sua conta pessoal do Twitter que entre os temas na pauta do encontro está a luta contra a desigualdade, o combate à fome e o enfrentamento à pobreza. Segundo ela, Lula e o Papa Francisco são "referências mundiais" destas causas e que os dois "sempre colocaram o povo pobre como prioridade de suas ações".


Lula

@LulaOficial
Encontro com o Papa Francisco para conversar sobre um mundo mais justo e fraterno.

O depoimento adiado de Lula diz respeito a Operação Zelotes na qual ele é investigado por suspeita de favorecer o setor automotivo por meio da edição de uma medida provisória. Lula, seu ex-chefe de gabinete, Gilberto Carvalho e outras cinco pessoas foram denunciadas por participação no esquema. O ex-presidente já é réu na Zelotes desde dezembro do ano passado.

*Congresso em Foco