Políticos reagem à indicação de Democracia em Vertigem ao Oscar

Publicado em 14/01/2020 as 09:31

O brasileiro Democracia em Vertigem foi indicado ao Oscar 2020 de melhor documentário. A produção, distribuída pela Netflix, retrata o processo que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) sob o ponto de vista da diretora Petra Costa. Por isso, sua indicação despertou muitos comentários políticos nas redes sociais, com a oposição comemorando o reconhecimento do Oscar e a direita chamando o documentário de ficção. Veja abaixo o que os políticos disseram.

A indicação de Democracia em Vertigem, que já vinha se destacando com indicações a outros festinais internacionais de cinema, foi anunciada pelo Oscar na manhã desta segunda-feira (13) e ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil. Em pouco mais de duas horas, foram mais de 236 mil tuítes sobre o Oscar, sendo mais de 26 mil sobre a produção brasileira e mais de 6 mil sobre a diretora Petra Costa.

A maior parte desses posts partiu de internautas que parabenizaram o feito da diretora brasileira, que pode ser a primeira mulher latino-americana a ganhar um Oscar, e comemoraram a visibilidade recebida pelo processo que alterou o rumo da política nacional ao tirar Dilma Rousseff do poder em 2016.

Entre esses internautas estão representantes da oposição como o ex-presidente Lula, que chegou a dizer que "a verdade vencerá". "O golpe contra Dilma e a democracia no Brasil vem sendo denunciado ao mundo e agora amplia horizontes", acrescentou a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR). Na sua conta oficial, o PT argumentou que o "filme de Petra Costa mostra os bastidores do golpe contra a presidenta Dilma, assim como a prisão arbitrária de Lula e a ascensão de Jair Bolsonaro".

Veja o que os políticos de oposição falaram sobre a indicação de Democracia em Vertigem ao Oscar:


Lula

@LulaOficial
Parabéns, @petracostal, pela seriedade com que narrou esse importante período de nossa história. Viva o cinema nacional! A verdade vencerá. https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2020/01/13/oscar-2020-democracia-em-vertigem-e-indicado-a-melhor-documentario.htm …


Oscar 2020: Democracia em Vertigem é indicado a melhor documentário
Democracia em Vertigem, dirigido por Petra Costa e distribuído pela Netflix, foi indicado ...


Gleisi Hoffmann

@gleisi
Recebemos com alegria a notícia de que Democracia em Vertigem está entre os filmes indicados ao Oscar. O golpe contra Dilma e a democracia no Brasil vem sendo denunciado ao mundo e agora amplia horizontes. Parabéns @petracostal e equipe. Que venha a estatueta!


Talíria Petrone

@taliriapetrone
Democracia em Vertigem, o documentário brilhante dirigido por Petra Costa foi indicado ao Oscar 2020. O mundo inteiro vai poder conhecer o processo de GOLPE que abriu caminho para a serpente do fascismo representada por Bolsonaro e seus cúmplices.

Paulo Pimenta

@DeputadoFederal
Democracia em Vertigem mostra o contexto que permitiu a vitória de Bolsonaro em 2018, a ascensão à presidência de um chefe de milícia associado a um juiz corrupto e a procuradores capazes de tudo por fama, dinheiro e poder. A indicação desse filme ao Oscar leva isso ao mundo.

Manuela

@ManuelaDavila
Grande dia! Democracia em vertigem é indicado ao Oscar 2020 e Petra Costa @petracostal pode se tornar a primeira diretora latino-americana a conquistar o prêmio. ❤️


Margarida Salomão

@JFMargarida
Democracia em Vertigem no Oscar é:
- mais uma vez, o golpe desnudado
- Petra Costa no tapete VERMELHO
- #DilmaNoOscar

Viva!

Humberto Costa

@senadorhumberto
O golpe vai a Hollywood. Parabéns, @petracostal! https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2020/01/13/oscar-2020-democracia-em-vertigem-e-indicado-a-melhor-documentario.htm …



*Revista Fórum