Comissão recebe documentos de candidatos ao Supremo Tribunal Eleitoral

Publicado em 02/12/2019 as 16:51

A Comissão Mista de Constituição do Congresso boliviano recebeu, hoje (2), os documentos do primeiro candidato ao cargo de membro do Supremo Tribunal Eleitoral. As candidaturas acontecem no processo de renovação do tribunal e dos preparativos para as próximas eleições gerais.

Na última quinta-feira (28), o Congresso aprovou, em votação em plenário, com mais de dois terços dos votos, a convocação de candidatos a vogais eleitorais.

A seleção de novos integrantes para o Supremo Tribunal Eleitoral acontece no contexto de pacificação do país e da convocação de novas eleições gerais, após o pleito de 20 de outubro ter sido cancelado por fraudes, comprovadas após auditoria da Organização dos Estados Americanos (OEA).

José Romero Sandoval foi o primeiro a se candidatar. De acordo com Oscar Ortiz, presidente da Comissão de Constituição, até sábado (7), muitos outros cidadãos deverão se inscrever para disputar os cargos.

Ortiz também informou que, durante o fim de semana, a Comissão recebeu 80 solicitações de informações sobre a convocação e os requisitos.

"Estamos todos comprometidos para que (no Supremo Tribunal Eleitoral) haja pessoas com formação acadêmica, formação profissional, aptidão e integridade, que darão ao povo boliviano garantias de eleições limpas", disse Ortiz.

Os novos membros do tribunal deverão ser eleitos até o dia 18 de dezembro.

*EBC