Doria tem 48 horas para devolver apostilas censuradas em escolas de SP

Publicado em 10/09/2019 as 18:40

A juíza Paula Fernanda de Souza Vasconcelos Navarro, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), proferiu uma decisão liminar nesta terça-feira (10) determinando que o governador João Doria (PSDB) devolva às escolas públicas as apostilas que, na semana passada, mandou recolher – em um claro gesto de censura.


“Fomos alertados de um erro inaceitável no material escolar dos alunos do 8º ano da rede estadual. Solicitei ao Secretário de Educação o imediato recolhimento do material e apuração dos responsáveis. Não concordamos e nem aceitamos apologia à ideologia de gênero”, disse Doria, na semana passada, fazendo coro com Jair Bolsonaro e o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, que tentou censurar livros de cunho LGBT na Bienal do Livro.

Em São Paulo, o tucano mandou recolher o material escolar de ciências para alunos do 8º ano da rede estadual de São Paulo. De acordo com professores, a alegação seria uma página da apostila que contém um texto sobre diversidade sexual, explicando as diferenças sobre “sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual”.

*Revista Fórum