França e Irlanda ameaçam bloquear acordo Mercosul UE por causa de meio ambiente

Publicado em 23/08/2019 as 10:52

O gabinete do presidente da França, Emmanuel Macron afirmou, nesta sexta-feira, que o presidente brasileira, Jair Bolsonaro, estava mentindo quando minimizou as preocupações com a mudança climática na cúpula do G20 no Japão em junho. As informações são do jornal Folha de S. Paulo desta sexta-feira (23). De acordo com as declarações, isso inviabiliza a implantação do Acordo Mercosul-União Europeia.


A reportagem destaca ainda que a Irlanda também afirmou que vai bloquear o pacto caso o Brasil não atue para combater os incêndios em curso na Amazônia. O comunicado do primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, foi divulgado nesta quinta-feira (22).

Também na manhã desta sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro disse que pode enviar o exército para combater as queimadas na Amazônia por meio de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). “É uma tendência [determinar uma GLO]. A tendência é essa, a gente fecha agora de manhã”, disse, ao deixar o Palácio da Alvorada. O presidente comentou que o que estiver ao alcance do governo será feito, mas “o problema são os recursos.

Uma nova reunião do gabinete de crise, instalado na noite de ontem, é esperada para a tarde desta sexta. O Diário Oficial da União trouxe a autorização, pelo Ibama, para contratação de mais brigadas de combate a incêndio florestal.

Realizadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República, as missões de GLO ocorrem nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública. Nessas ações, as Forças Armadas agem por tempo limitado, com o objetivo de preservar a ordem pública, a integridade da população e garantir o funcionamento regular das instituições.

*Com informações da Agência Brasil.