Pesquisa feita com idosas do Cras Pedro Averan é apresentada em congresso internacional

Publicado em 19/09/2018 as 14:46

Conhecer o perfil das idosas assistidas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Pedro Averan, localizado no Bairro Industrial, zona Norte de Aracaju. Esse foi o objetivo do projeto de pesquisa do profissional de Educação Física Josimar Camacho Rodrigues. Realizada em agosto deste ano, a pesquisa foi apresentada nesta terça-feira, 18, no III Congresso Internacional de Atividade Física, Nutrição e Saúde (CIAFIS), que acontece até o dia 22 de setembro em Aracaju.

De acordo com o profissional de Educação Física Josimar Rodrigues, o projeto é baseado na orientação do profissional de Educação Física e é voltado não só para o fortalecimento de vínculos, como é a proposta do Cras, mas também para a qualidade de vida da pessoa idosa. “Essa avaliação funcional nada mais é do que uma bateria de testes para mensurar o nível de capacidade do idoso, para que ele venha a realizar atividades do seu dia a dia. Eu não posso fazer a prática pela prática, eu preciso saber qual o perfil do usuário. Então foi a partir daí que veio a ideia de fazer uma bateria de testes com esses idosos”, explicou.

O profissional de Educação Física, que integra a equipe multidisciplinar do Capes, destaca que o resultado da pesquisa foi muito positivo, já que apontou que mais de 60% dos idosos que participam do Cras se encontram numa classificação muito boa para uma autonomia funcional. “O resultado mostra que elas têm um certo tipo de independência, por exemplo, para ela atravessar a rua, pegar um ônibus, pentear o cabelo, trocar de roupa. O alvo do trabalho é esse. É você verificar como elas estão e planejar atividades com esse propósito”, informou.

Ainda segundo Josimar Rodrigues, a proposta da pesquisa também é mostrar a população que o idoso não é incapaz, que o idoso quer também fazer sua atividade física. “A pessoa idosa muitas vezes acaba tendo um déficit, que é normal, mas o envelhecimento chega para todos e lá, no Cras Pedro Averan, são idosas ativas. Dentro do Cras elas fortalecem o vínculo, têm o beneficio psicológico, também tem a parceria com a Academia da Cidade, palestras. Toda atividade contribui de maneira geral”, pontuou.

O profissional de Educação Física também comentou sobre a importância de apresentar a pesquisa em congresso internacional tão importante para a área. “A pesquisa pra mim, enquanto profissional, me dá a segurança e me traz também uma responsabilidade de planejar uma atividade específica para esse grupo. Eu também sempre tive em mente essa ideia de você quebrar essa barreira entre a ciência e a realidade. Para mim, é de grande relevância submeter um trabalho como esse em um congresso como esse, que apresenta tanto para as idosas, quanto para os profissionais e para a sociedade sobre a importância de estar com o estilo de vida ativo e que a pessoa idosa também deve permanecer nesse estilo de vida ativo”, finalizou.