Ciro e Boulos assinam plataforma de apoio aos direitos LGBTI+

Publicado em 18/08/2018 as 16:21

Com o objetivo de promover um Brasil “de todas e todos com diversidade e respeito para candidatos/as às eleições 2018”, foi lançada a plataforma LGBTI+ Eleições 2018. O site, que foi ao ar na última quinta (16), já conta com a assinatura de 74 candidatos, entre eles, os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Guilherme Boulos (PSOL).

Além deles, quatro candidatos aos governos estaduais, dois ao Senado, 20 à Câmara dos Deputados e 46 ao legislativo estadual registraram compromisso com a comunidade. Entre eles, estão pessoas aliadas e pessoas que se declararam LGBTI+.

Toni Reis, diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI+ e organizador do projeto, explica que o objetivo é ampliar o leque de parcerias com partidos políticos e outras entidades e lutar por direitos iguais para a comunidade LGBTI+ no Brasil.

“Não queremos privilégio nenhum. Queremos que as pessoas aprendam a serem cidadãs e a respeitar cada um com a sua orientação sexual”, disse Toni, que também é colunista do Congresso em Foco.

Diálogo

Apesar de ter sido sempre uma bandeira de grupos de esquerda, Toni explica que é importante ampliar os horizontes até a direita liberal. “Se dialogarmos só com a esquerda, vamos ter apoio de 30% do parlamento. Vamos ter que dialogar com todos de forma ética e transparente”.

Os candidatos à presidência de República que se comprometeram com a iniciativa assinaram um documento que lista os principais compromissos com a comunidade, entre eles “propor, criar e implementar rede de prevenção e proteção conta a discriminação e a violência para pessoas LGBTI+” e “zelar pela defesa do Estado Laico, Democrático e de Direito”.

“Nós não queremos que a nossa comunidade seja a mais vulnerável e atacada. Só a partir do pluripartidarismo vamos conseguir força para não sermos atacados”, disse Toni.