É falso: desembargador que mandou soltar Lula não beijou rosto do petista

Publicado em 10/07/2018 as 11:42

Circula nas redes sociais uma foto em que o ex-presidente Lula é beijado no rosto por um homem. De acordo com a legenda, trata-se do desembargador Rogério Favreto, que mandou soltar o petista no último domingo. A mensagem é falsa: quem aparece na imagem é José Eduardo Toffoli, irmão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). A foto foi registrada na cerimônia de posse de Toffoli no Supremo.

Desembargador do TRF da 4ª Região, Favreto teve sua decisão derrubada pelo presidente da corte, Carlos Eduardo Thompson Flores. Ontem o desembargador João Pedro Gebran Neto, relator da ação de Lula, manteve a prisão do ex-presidente. Por ter determinado a soltura de Lula, Favreto virou alvo de ao menos oito representações no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Filiado ao PT por 19 anos, Favreto integrou os governos Lula e Dilma. Antes de virar desembargador, coordenou a assessoria jurídica do então prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro (PT). Na administração federal, atuou como assessor no Ministério da Justiça quando Genro era o ministro.

Também ocupou cargos de chefia na área jurídica na Casa Civil, sob as ordens de José Dirceu
e Dilma Rousseff, na Secretaria de Relações Institucionais e no Ministério do Desenvolvimento Social. Foi nomeado desembargador por Dilma após ser o mais votado em lista tríplice da Ordem dos Advogados do Brasil. Só então ele se desfiliou do PT.