Jean Wyllys diz que José Padilha é 'mentiroso' e tenta salvar reputação

Publicado em 19/04/2019 as 12:07

O ex-deputado federal do PSOL Jean Wyllys, que abdicou de assumir novo mandato na Câmara e se impôs um autoexílio em decorrência de uma onda de ameaças que vinha sofrendo, escreveu um duro artigo endereçado ao cineasta José Padilha. No texto, Wyllys chama o diretor de “Tropa de Elite” e da série “O Mecanismo”, da Netflix, de “mentiroso”.

A reação do ex-deputado se deve a um artigo publicado pelo cineasta em que pede desculpas por ter acreditado da índole do ex-juiz Sérgio Moro e confessa publicamente ter errado em relação ao desempenho do hoje ministro da Justiça e segurança pública de Jair Bolsonaro, cujo governo ajudou a eleger ao condenar e mandar para a prisão, sem crime e sem provas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, favorito a vencer o pleito presidencial no ano passado.

“Se o cineasta José Padilha não conseguiu ser honesto intelectualmente em sua série “O Mecanismo”, apesar de ter, à sua disposição, todas as informações verdadeiras, os fatos históricos e interpretações sofisticadas da crise política e institucional brasileira (…) se conseguiu produzir uma peça de propaganda antipetista que mal se distingue das fake news e memes mentirosos construídos pela extrema direita para interpelar sob medida os imbecis e fascistas da classe média, por que ele seria honesto intelectualmente agora em seu ‘pedido de desculpas’ na Folha de São Paulo?”, questiona Jean Wyllys. “O cineasta se coloca como alguém que esteve todo esse tempo enganado pelo ex-juiz de Curitiba, como um pobre ingênuo que depositou sua boa-fé em alguém que supunha herói. Mentiroso!”, afirma Wyllys.

O ex-parlamentar, que escreve no blog Universa, do portal UOL, argumenta ainda que José Padilha quer apenas “salvar sua reputação” diante do fracasso do governo fascista eleito com ajuda das opiniões do cineasta.

*Revista Fórum