Clube de Corrida transforma a vida de aracajuanos

Publicado em 21/09/2018 as 11:47

Basta olhar a fisionomia dos participantes para perceber a satisfação em ser integrante o Clube de Corrida da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Três vezes por semana, eles se reúnem para as aulas ministradas por profissionais de Educação Física no Parque Augusto Franco, conhecido como Sementeira. Os treinos duram quase duas horas e são realizados sempre no mesmo horário. Essa é apenas uma das atividades oferecidas pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através do Centro de Treinamento da Guarda.

Atualmente, 30 participantes fazem parte do clube. Metade é composta por guardas municipais. O restante por familiares e amigos dos guardiões. “Com o passar dos anos, o número de interessados só aumenta. Isso é muito gratificante, pois mostra a seriedade do serviço que é oferecido. Sem contar que as aulas são gratuitas, não se cobra nada por elas”, explicou o coordenador do Centro de Treinamento, Ney Lúcio.

Kelly Josefina do Nascimento começou a participar do clube há dois anos, através do incentivo do esposo. A meta dela, antes de fazer a matrícula, era perder alguns quilos para se sentir bem no vestido de noiva. “Como eu precisava perder alguns quilos, decidi correr. Eu odiava. Quando os resultados começaram a aparecer, fiquei empolgada e não parei mais. Virei atleta. Já o meu marido, ficou sedentário. Acho que houve uma mudança de identidade”, brincou.

Quem também está no clube há dois anos é o guarda municipal Jair Barros Oliveira. Ele procurou o grupo por orientação médica, depois de descobrir que estava com o colesterol alto e o peso bem acima do ideal. “Eu já tinha interesse de praticar uma atividade física futuramente, mas com o resultado da bateria de exames, tive que antecipar o planejamento. Hoje, eu me sinto aliviado e feliz. Eu estava pesando 100 quilos e já perdi 15”, relatou.

Acompanhamento

De acordo com o profissional de Educação Física do CT, Márcio Luiz Machado, a corrida tem mudado a vida das pessoas que chegam à equipe. “Quando os resultados aparecem, os alunos se estimulam cada vez mais. Isso é muito significativo, pois além de o aluno estar em dia com a saúde, eles incentivam outras pessoas a adotarem hábitos saudáveis. A gente nota uma mudança de comportamento”, colocou.

O árbitro de futebol, Wilson da Silva Nunes, chegou ao Clube de Corrida indicado por alguns amigos que são Guardas Municipais. Ele está há três anos no grupo e garante que com as aulas o desempenho profissional dele melhorou bastante. “Eu procuro seguir os treinamentos e busco participar de competições também. Eu me sinto outra pessoa depois do clube de corrida. A atividade também ajuda na questão psicológica, além de promover interação social. A gente se diverte, marca atividades bacanas. É muito bom”, afirmou.

Inscrição

Para integrar o Grupo de Corrida, a pessoa deve apresentar no ato da inscrição o atestado médico de aptidão física. “Essa é uma exigência do clube. A pessoa deve ter em mãos a declaração do profissional da saúde, atestando que ela pode fazer exercícios físicos de leve à moderada intensidade. Nós também fazemos uma avaliação física para saber o nível de condicionamento físico do interessado. A cada três meses, a gente repete essa avaliação para saber como está a evolução do mesmo”, destacou o profissional de Educação Física do CT, Márcio Luiz Machado, acrescentado que a inscrição só é feita quando há disponibilidade de vagas.