Lula lidera intenção de voto para presidente em todos os cenários, aponta pesquisa

Publicado em 19/09/2017 as 21:52

Na pesquisa divulgada nesta terça-feira (19), para o primeiro turno, com respostas espontâneas, Lula tem 20,2% das intenções de voto, contra os 16,6% da última pesquisa, em fevereiro de 2017. Nas ações a que responde na Justiça, o ex-presidente é investigado em três inquéritos e é réu em cinco ações penais, sendo que em uma delas já foi condenado pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, a nove anos e seis meses de prisão, acusado de receber vantagens indevidas da OAS no caso do tríplex em Guarujá.

Na 2ª colocação está o deputado federal Jair Bolsonaro, que subiu de 6,5% para 10,9%. Já João Doria foi citado espontaneamente por 2,4% das pessoas entrevistadas. Na pesquisa anterior, Dória teve 0,3%. Marina Silva teve um registro de queda, despencou de 1,8 para 1,5%.

Apesar de lembrado, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) teve o menor percentual, com 0,3%. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, teve 1,2%, Ciro Gomes 1,2%, o senador Álvaro Dias (Podemos-PR) 1%, a ex-presidente Dilma Rousseff 0,7%. O presidente Michel Temer ficou com 0,4%, das menções.

O ex-presidente petista também aparece como favorito nas pesquisas estimuladas. Nos três embates simulados de primeiro turno, ele varia de 32,4% a 32,7% da preferência. O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) aparece logo em seguida, em segundo lugar, com variação de 18,4% a 19,8%. Na pesquisa anterior, Marina Silva era a principal opositora de Lula. Nessa nova pesquisa, Marina oscila de 11,4% a 12,1% das intenções de votos e cai para terceira colocação. Nas simulações de segundo turno, o petista lidera nos três cenários em que é citado. Marina e Lula apresentam queda com o acréscimo de Bolsonaro na nova pesquisa. 

A pesquisa traz a opinião dos entrevistados sobre questões relativas à reforma política, Operação Lava Jato e hábitos de consumo de notícias no país. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.

Lava Jato

De acordo com a CNT, os brasileiros continuam acompanhando as ações da Operação Lava Jato, aprovando suas ações e acreditando, em sua maioria, que ela está beneficiando o Brasil. A pesquisa aponta que 79,9% da população diz que estão acompanhando a operação da Polícia Federal.

Em relação à aprovação, 78,5% aprovam a Lava Jato na investigação de casos de corrupção envolvendo políticos e empresários, 9,3% desaprovam e 7,7% não aprovam e nem desaprovam. Para 54%, a Operação Lava Jato está beneficiando o Brasil, 24% avaliam que ela não está beneficiando nem prejudicando e 15,9% acham que ela está prejudicando o país.