Donald Trump e Kamala Harris não chegam a acordo sobre primeiro debate

Publicado em 05/08/2024 as 22:23

A mais nova controvérsia da tumultuada campanha presidencial dos Estados Unidos é quando e em qual canal será realizado o primeiro debate entre Kamala Harris e Donald Trump.

O ex-presidente e candidato republicano diz que estaria disposto Harris no ambiente amigável ao extremista de direita da Fox News em setembro – mas a vice-presidenta não aceitou o que seria uma mudança.

Trump havia concordado anteriormente em aparecer na ABC News e debater com Joe Biden uma segunda vez este ano antes de o presidente encerrar sua campanha de reeleição.

Em uma declaração na sua plataforma Truth Social, Trump disse que o debate seria realizado em 4 de setembro na Pensilvânia. O ex-presidente afirmou que havia um conflito de interesse em jogo após ter aberto um processo por difamação contra a ABC e o apresentador da rede George Stephanopoulos, devido à afirmação do âncora de que Trump havia sido “considerado responsável por estupro” no caso E. Jean Carroll.

No início deste ano, Trump foi condenado a pagar 83 milhões de dólares por declarações difamatórias que fez sobre a colunista da revista após um caso anterior tê-lo considerado responsável por difamação e abuso sexual.

"O debate estava anteriormente agendado contra... Biden na ABC, mas foi cancelado, pois Biden não participará mais, e eu estou em litígio contra a ABC Network e George Slopadopoulos, criando assim um conflito de interesses", escreveu Trump.
Trump acrescentou que o local do debate na Fox News – que geralmente é acolhedor para os Partido Republicano – ainda não havia sido determinado. Mas ele disse que os moderadores seriam Bret Baier e Martha MacCallum da Fox News, e que as regras seriam semelhantes ao seu debate de 27 de junho com Biden – exceto que desta vez haveria uma audiência no estúdio.