Varíola dos Macacos: Nova York e São Francisco decretam estado de emergência

Publicado em 31/07/2022 as 18:42

As autoridades de Nova York e São Francisco decretaram estado de emergência por causa da disseminação dos casos de Varíola dos Macacos.

O prefeito de São Francisco declarou ao The Guardian que decretar o estado de emergência vai permitir que as autoridades sanitárias locais mobilizem mais recursos e pessoal para enfrentar o surto. Até este momento, São Francisco tem 261 casos da varíola.

No entanto, o caso é ainda mais grave no estado de Nova York, que já tem mais de mil casos confirmados. Diante de tal quadro, a governadora de NY Kathy Hochul decretou o estado de emergência. Assim como São Francisco, a política afirmou que a medida vai permitir respostas mais rápidas diante do surto.

O estado de Nova York recebeu a promessa da gestão federal de que receberia 110 mil doses adicionais da vacina contra a varíola, de um total de 800 mil doses.

Neste momento, a epidemia da Varíola dos Macacos tem se concentrado entre homens adultos e tal fato tem gerado discussões e discordâncias entre médicos sanitárias sobre como o vírus se espalha. De um lado há aqueles que acreditam que seja sexualmente transmitida e outra parcela dos profissionais da saúde afirmam que o contato pele a pele é suficiente para transmitir a varíola do macaco.

*Revista Fórum