Trump viaja para a Flórida antes da posse de Biden e planeja criar o 'Partido Patriota'

Publicado em 20/01/2021 as 09:50

Arrumando as malas para embarcar nas próximas horas para seu luxuoso resort Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida, antes da posse do democrata Joe Biden na presidência dos Estados Unidos, Donald Trump trama seus próximos na política e busca, a todo custo, não sair de cena.

Em meio ao desgaste entre os republicanos, especialmente após incitar a invasão do Capitólio por apoiadores – o que resultou em cinco mortes -, Trump estaria conversando com aliados mais próximos para fundar o “Partido Patriota”, segundo informações do Wall Street Journal, mantendo mobilizada a horda de eleitores de extrema-direita sob sua tutela.

Trump teria lançado a ideia entre os assessores que seguiram leais em seus últimos dias no poder e, em discurso aos apoiadores, disse que “o movimento que iniciamos está apenas começando”, sinalizando que busca se manter no debate político.

Posse de Biden
Donald Trump será o primeiro presidente dos Estados Unidos que deixa o cargo sem participar da cerimônia de transmissão do cargo em mais de 150 anos.

Somente três presidentes dos EUA não foram à cerimônia de posse de seus sucessores, todos no século 19: John Adams, em 1801; o filho dele, John Quincy Adams, em 1829; e Andrew Johnson, em 1869.

Por volta das 10h (horário de Brasília), ele deve deixar a Casa Branca e partir para sua mansão luxuosa na Flórida, onde deve acompanhar à distância a posse de Joe Biden, que acontece a partir das 14h.

Em um de seus últimos atos, Trump concedeu indulto a 73 pessoas, entre elas Steve Bannon, seu ex-estrategista na Casa Branca, que obteve “perdão total” das acusação de desviar dinheiro de uma campanha de apoio à construção do muro na fronteira com o México, uma das principais bandeiras do Republicano no poder.

*Revista Fórum