Governo dos EUA questiona judicialmente o monopólio da Google

Publicado em 21/10/2020 as 07:00

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (20) que pretende iniciar uma ação judicial contra o Google, acusando a empresa de violar a lei antitruste do país.

Segundo as autoridades estadunidenses, a empresa de tecnologia “se aproveita de sua posição dominante para impedir a atividade dos seus concorrentes” – a declaração foi dada por um representante não identificado do Departamento de Justiça, que foi consultado pela agência de notícias Reuters.

“Nada está fora de questão, mas o tema será melhor tratado pelo tribunal depois que tivermos a oportunidade de analisar todas as evidências”, disse o mesmo representante.

O caso vem tendo repercussão no meio político, especialmente graças ao senador Josh Hawley, do Partido Republicano, conhecido por ser um crítico das grandes empresas de tecnologia e que acusa a Google de “manter seu poder por meios ilegais”. Ele também classificou o processo recém iniciado pelo Departamento de Justiça como “o caso antitruste mais significativo desta geração”.

O Google também já reagiu a essa medida, com um comunicado no qual qualificou a ação como “profundamente inconsistente”. Segundo a empresa, os usuários não são forçados a usar seu mecanismo de busca, mas sim “decidiram fazê-lo, porque consideram que não há melhor alternativa”.

*Revista Fórum