Trump prolonga isolamento: 'é uma questão de vida ou morte'

Publicado em 01/04/2020 as 01:01

O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou reforçar a importância do isolamento e do distanciamento social para conter a propagação do coronavírus.

“É fundamental os americanos cumprirem as ordens nos próximos 30 dias. É uma questão de vida ou de morte. Tenho a certeza que os nossos cidadãos vão estar à altura e já sacrificaram muito. Temos a melhor economia do mundo. Os melhores números de empregabilidade e desemprego. E, de repente, dissemos que não tínhamos alternativa que não fechar tudo”, afirmou o presidente, no início de seu pronunciamento. O presidente ainda alertou para que os cidadãos se preparem para “umas muito, muito dolorosa duas semanas”.

No início da pandemia, Trump era um crítico do isolamento e chegou a minimizar o risco do coronavírus. Nesta semana, os EUA passaram a ser o país com o maior número de casos e de mortes. Ontem, o presidente estadunidense já tinha decretado o prolongamento das diretrizes de isolamento social decretadas há cerca de duas semanas, que agora vão, pelo menos, até 30 de abril.

Mencionada pelo presidente ontem, a projeção oficial de vítimas fatais da Covid-19 nos EUA foi apresentada mais detalhadamente na coletiva de hoje. Deborah Birx, coordenadora da Casa Branca para o combate ao coronavírus, admitiu que, no melhor cenário, onde há o achatamento da curva, é esperada a morte de entre 100 mil e 200 mil pessoas durante a pandemia.

“Esta é a nossa projecção, olhando para o que está a acontecer em Itália. Acreditamos e esperamos conseguir fazer melhor”, afirmou Birx.

‌Anthony Fauci, chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, declarou que estão são os “números reais”, mas prometeu que “tudo” será feito para reduzir estes números.


‌*Revista em Fórum