Registrado primeiro caso de coronavírus nos EUA

Publicado em 22/01/2020 as 09:47

Os Estados Unidos confirmaram nesta terça-feira (21) o primeiro caso de paciente infectado com o mesmo tipo de coronavírus que tem provocado um surto na China nos últimos dias.

Segundo o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, se trata de uma pessoa que vive na cidade de Seattle, e apresentou um quadro agudo de pneumonia hemorrágica. A pessoa esteve viajando pela China recentemente, na cidade de Wuhan, província de Hubei.

‌As autoridades estadunidenses não quiseram revelar a identidade da pessoa infectada, mas afirmaram que seu estado é grave.

Após a revelação do caso nos Estados Unidos e algumas suspeitas em países vizinhos da China – como Laos, Myanmar, Japão e nas duas Coreias –, a OMS (Organização Mundial da Saúde) decidiu decretar o surto como “emergência internacional”.

‌Na China, o surto de coronavírus já infectou mais de 300 pessoas, e provocou 6 mortes. A maioria dos casos (mais de 250) ocorreram na província de Hubei, justamente a região que foi visitada pela pessoa que se tornou o primeiro caso estadunidense.

‌Atualmente, a China ainda tem 227 pessoas hospitalizadas com pneumonia hemorrágica, das quais 51 se encontram em estado grave, e 12 em estado crítico.

‌*Revista Fórum