Evo Morales é reeleito presidente da Bolívia em primeiro turno

Publicado em 22/10/2019 as 09:35

O presidente da Bolívia, Evo Morales, conseguiu superar a diferença de 10 pontos percentuais necessárias para garantir a vitória em primeiro turno e assegurar sua reeleição. Com 95,38% dos votos apurados, Evo aparece com 46,86% contra os 36,72% do liberal Carlos Mesa. Com esses números, Morales tem 10,14% de vantagem (o equivalente a 600 mil votos), e garante a vitória direta.

Desde a divulgação dos primeiros resultados, ainda no domingo (20), Evo afirmava que era possível um triunfo sem necessidade de uma disputa direta com Mesa. O presidente, que tinha uma vantagem de apenas 8% com 83% apurado, destacou que os votos do meio rural fariam a diferença nos números.

Os votos no exterior também foram computados depois da primeira parcial e apresentaram uma grande vantagem para o atual presidente. Nessa categoria, o mandatário possui 60,35% dos votos, contra 26,73% do principal adversário. Dentre os votantes no Brasil, 70, 58% chancelaram a recondução do presidente.

Desde o domingo, Carlos Mesa já apontava que não reconheceria o resultado caso a apuração terminasse dando vitória para Morales. Aliados do oposicionista se reuniram em frente ao Tribunal para protestar contra um provável triunfo de Evo. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, seguiu na mesma linha e disse que acompanhava “com preocupação” a apuração.

*Apuração da Bolívia em 95,23% | Fonte: TREP