Bebianno caiu: Jornal do SBT garante que Bolsonaro assinou exoneração

Publicado em 16/02/2019 as 00:01

Depois de muitas idas e vindas, o Jornal do SBT divulgou na noite desta sexta-feira (15) que Gustavo Bebianno deixará oficialmente o cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência, na segunda-feira (18).

Bolsonaro já teria, inclusive, deixado o ato de exoneração assinado. O presidente esteve com Bebianno no início da noite.

Mais cedo, Bolsonaro havia concordado em manter o ministro no cargo, depois de reuniões com vários integrantes do primeiro escalão do governo e do PSL, como Hamilton Mourão, Joice Hasselman, Carlos Alberto dos Santos Cruz, Augusto Heleno e Onyx Lorenzoni.

Rispidez

De acordo com informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo, a conversa entre Bolsonaro e Bebianno teria sido ríspida. O fator decisivo para a saída do ministro, conforme integrantes do Planalto, foi o vazamento de diálogos privados, exclusivos da Presidência, entre Bolsonaro e Bebianno.

Apesar de, a princípio, ter seguido a vontade dos outros ministros, o presidente decidiu chamar Bebianno para uma reunião e uma conversa definitiva.

Conforme interlocutores, Bolsonaro acredita que ocorreu quebra de confiança e que a demissão se tornou inevitável. Seria, ainda, uma espécie de compensação pelo afastamento de Carlos Bolsonaro das questões ligadas diretamente ao governo.

Irregularidades

Bebianno havia divulgado nesta quinta (14) uma nota de esclarecimento, na qual desmente que tenha cometido irregularidades no repasse de recursos do Fundo de Financiamento de Campanha, em 2018, para candidatas laranjas do PSL.

“Reitero meu incondicional compromisso com meu país, com a ética, com o combate à corrupção e com a verdade acima de tudo”, dizia a nota.

A Polícia Federal apura a denúncia de que os recursos do fundo seriam destinados para laranjas. Bebianno era presidente do PSL durante a campanha eleitoral.

Em tempos de Bolsonaro, a despeito de o SBT e a Record se comportarem como porta-vozes do governo, convém aguardar o Diário Oficial de segunda-feira. Até lá, tudo pode mudar.