Sistema de irrigação da cidade busca evitar desperdício de água

Publicado em 17/08/2018 as 11:57


O serviço de irrigação desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem o objetivo de preservar as áreas verdes da capital. Atualmente, sete caminhões-pipas atendem a regiões da cidade. Esse número aumenta de acordo com a demanda do período.

Segundo o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, existe uma planilha com as rotas definidas e esse atendimento é realizado conforme necessidade pontual da região. “A nossa Coordenadoria de Paisagismo aponta os locais. Nesse período, por exemplo, de chuva recorrente, o número de caminhão é reduzido, mas quando chega o mês de setembro, o contrato é ampliado. O atendimento é feito às regiões que precisam e onde no dia anterior não choveu”, explicou.

A água destinada para este fim vem de poço, portanto, imprópria para consumo humano. Por dia, são destinados para irrigação em média 250 mil litros. “Esse quantitativo é de janeiro até hoje. Cada caminhão leva 35 mil litros de água. É importante deixar claro que não há desperdício. Tudo é feito de forma planejada”, contou.

Além do serviço de irrigação, a Prefeitura realiza ações de limpeza e manutenção em vários pontos da cidade. Entre as atividades, varrição, roçagem, coleta de entulhos, podação, jardinagem e manutenção de praças e avenidas.