Pastor acusado de abuso sexual em Goiás morre de Covid-19

Publicado em 02/08/2021 as 19:36

O pastor Joaquim Gonçalves Silva, de 85 anos, líder da Igreja Evangélica Tabernáculo da Fé, com sede em Goiânia (GO), que desde junho deste ano vinha sendo acusado de abusos sexuais contra fiéis de sua denominação, morreu nesta segunda-feira (2) vítima da Covid-19.

Internado desde o dia 23 de julho ,o quadro do pastor piorou na última semana, após a infecção pelo novo coronavírus se intensificar e provocar problemas cardíacos no paciente, levando ao seu falecimento nesta madrugada.

Gonçalves Silva era investigado pela Polícia Civil de Goiás após ser denunciado, em há dois meses, por quatro fiéis de sua congregação, que afirmaram ter sido vítimas de assédio em períodos diferentes na últimas duas décadas. O primeiro relato de crime sexual é de 2002.

As mulheres, que optaram por não se identificar, disseram ao delegado que o religioso se aproveitava de momentos de fragilidade emocional delas, e que posteriormente foram chantageadas e ameaçadas, caso levassem os casos ao conhecimento das autoridades.

A última acusação é de janeiro deste ano e a vítima, uma adolescente de 17, conta que foi beijada e tocada pelo pastor quando foi pedir conselhos espirituais.

“Fui pedir conselhos depois de ter problemas no meu relacionamento. Foi quando ele colocou a mão no meu corpo e me deu um beijo. Passou a mão pelos meus seios e desceu até embaixo, quando eu o interrompi. Eu fiquei em choque, nunca na vida eu esperei isso dele”, contou.

Quando as acusações vieram à tona, a defesa do pastor que chefia Igreja Evangélica Tabernáculo da Fé se pronunciou sobre as denúncias, rechaçando as informações, às quais classificou como “não verdadeiras”

“É um barulho de uma família que busca derrubar o pastor, mas não vão conseguir, ou seja, não é verdadeiro”, disse o advogado Osemar Nazareno Ribeiro.

*Revista Fórum