Com queda de 1,5% no PIB no primeiro trimestre, Brasil caminha para a recessão

Publicado em 29/05/2020 as 08:52

Diante da gestão criminosa de combate ao coronavírus e em meio às tentativas de implantar à força a política neoliberal de Paulo Guedes, o Brasil deu o primeiro passo para entrar tecnicamente em recessão econômica.

Nesta sexta-feira (29), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou queda de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no trimestre, em relação ao mesmo período anterior.

‌Para ser considerada uma recessão, o país deve acumular ao menos dois trimestres de índice negativo no PIB. As previsões para o segundo trimestre, no entanto, são ainda piores, devido à queda da atividade econômica diante da pandemia.

Desde 2017, após o golpe parlamentar que tirou Dilma Rousseff (PT) do poder, o Brasil esboça uma reação tímida diante da crise econômica permanente que se instalou no país.

‌Os resultados dos últimos 3 anos permitiram o PIB do Brasil recuperar apenas o patamar de 2013. Agora, com o choque provocado pela pandemia, a retomada deverá demorar mais para ser alcançada.

‌De acordo o IBGE, a retração da economia neste começo de 2020 foi causada, principalmente, pelo recuo de 1,6% nos serviços, setor que representa 74% do PIB. A indústria também caiu (-1,4%), enquanto a agropecuária cresceu (0,6%), impulsionada pela safra da soja que tem, inclusive, perspectiva de recorde para esse ano.


*Revista Fórum