Saiba quem são os bolsonaristas alvos da ação da PF contra a milícia digital que propaga fake news

Publicado em 27/05/2020 as 14:06

A ação desencadeada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (27) teve como objetivo desmantelar e levantar provas contra a milícia virtual que atua nas redes sociais propagando fake news e ameaçando aqueles que considera “inimigos” do presidente Jair Bolsonaro.

Foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão em cinco estados, autorizados pelo relator da investigação no Supremo Tribunal Federal, o ministro Alexandre de Moraes.

“Quem exagerar, propagar discurso de ódio, deve ser responsabilizado. Isso não deve ocorrer só no Brasil, deve ocorrer em qualquer lugar do mundo. As pessoas devem arcar com as consequências de seus atos”, disse Moraes pela manhã em uma discussão online, organizada pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo Abraji) e pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

O ministro classificou a quadrilha como milícia digital e afirmou que a “liberdade não se confunde com irresponsabilidade. “Essas milícias digitais, essas criminosas associações vêm tentando coagir a imprensa tradicional e os jornalistas tradicionais em sua liberdade de críticas. […] Não se pode propagar discursos de ódio, racistas. Há ampla liberdade, mas, uma vez que ofendam e instiguem discursos de ódio, devem ser responsabilizados. Se confunde que essa responsabilidade seria para restringir a liberdade”, afirmou ele.

‌A investigação foi aberta no dia 14 de março de 2019, por portaria assinada pelo presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, e tratou inicialmente de ameaças, ofensas e fake news disseminadas contra integrantes da Corte e seus familiares.

‌Saiba quem são os bolsonaristas que foram alvo dos mandados de busca e apreensão na operação da PF.

‌Luciano Hang, empresário (SC)
Roberto Jefferson, ex-deputado federal (RJ)
Allan dos Santos, blogueiro (DF)
Sara Winter, blogueira (DF)
Winston Lima, blogueiro (DF)
Edgard Corona, empresário (SP)
Edson Pires Salomão (SP)
Enzo Leonardo Suzi (SP)
Marcos Bellizia (SP)
Otavio Fakhoury (SP)
Rafael Moreno (SP)
Rodrigo Barbosa Ribeiro (SP)
Paulo Gonçalves Bezerra (RJ)
Reynaldo Bianchi Júnior (RJ)
Bernardo Kuster (PR)
Eduardo Fabris Portella (PR)
Marcelo Stachin (MT)

*Revista Fórum