Semáforos inteligentes vão melhorar mobilidade em Aracaju

Publicado em 15/11/2018 as 17:29

Com o objetivo de otimizar o tempo de espera dos veículos e pedestres nos sinais de trânsito, a Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), está investindo cerca de R$ 15 milhões na implementação da semaforização inteligente. A ação faz parte do Projeto de Mobilidade Urbana da capital e pretende substituir os atuais 150 semáforos de trânsito por equipamentos de alta tecnologia.

Um dos locais que recebeu recentemente a implementação do novo sistema foi o cruzamento das avenidas Francisco Porto com Jorge Amado, no bairro 13 de Julho. No local, foi instalada uma caixa de passagem de cabos, base de sustentação de poste, além de perfurações na via para a passagem de dutos. O sistema também já foi instalado em outros 20 pontos da capital. Até o final deste ano, a previsão é realizar mais 36 novas substituições dos sinais de trânsito.

Segundo o superintendente interino da SMTT, Renato Teles, destacou que semaforização inteligente é um sistema de alta tecnologia e com estes equipamentos haverá redução dos congestionamentos. "O trânsito fluirá muito mais rápido, trazendo mais tranquilidade e segurança para a população. A etapa de obra civil já foi feita em 23 cruzamentos e a montagem e a instalação dos equipamentos já foram iniciadas", informou.

De acordo com o coordenador de Sinalização da SMTT, Diego Carvalho, o uso da tecnologia contribuirá com a mobilidade urbana de Aracaju. "As longas filas de espera dos carros serão reduzidas com a implantação da sinalização semafórica por controladores inteligentes. Esses equipamentos possuem alta tecnologia e permitirão melhor fluxo no trânsito, contribuindo com a mobilidade urbana de Aracaju. Estamos em uma nova era tecnológica e esses semáforos darão maior mobilidade, não só para os veículos como também para os pedestres. Essa é mais uma das ações para que a capital se torne uma cidade humana, inteligente e criativa", disse.

Atualmente, os sinais de trânsito funcionam através de um sistema de temporização programado. A nova geração de semáforos inteligentes distribui o tempo de espera de acordo com o fluxo de veículos junto a uma câmera instalada no equipamento. As imagens são enviadas para a Central de Monitoramento da SMTT, que monitora o tempo de espera dos veículos, diminuindo, assim, o congestionamento e possibilitando uma maior circulação no trânsito.

Segundo o coordenador de sinalização da SMTT, após a implementação dos novos semáforos vai ser instalada uma Central Semafórica para controlar o tempo remotamente em possíveis casos de ocorrências no trânsito. No momento, os semáforos inteligentes estão sendo apenas instalados, o funcionamento do novo sistema se dará ao final da substituição dos 150 sinais de trânsito, através da ligação automática.

Trânsito Adaptado

O novo semáforo também dará prioridade aos pedestres. Junto com o novo equipamento, estão sendo instaladas botoeiras adaptadas para pessoas com deficiência visual que, em modo sonoro, orientará a travessia e garantirá maior segurança a todos.

Novas instalações

Os semáforos do cruzamento das avenidas Francisco Porto e Beira Mar serão os próximos semáforos a serem substituídos. Veja abaixo os locais onde os semáforos inteligentes já foram implementados:

- Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral - rua Franklin de Campos Sobral

- Av. Min. Geraldo Barreto Sobral - Av. Dr. José Machado de Souza

- Av. Min. Geraldo Barreto Sobral - Av. Marieta Leite

- Av. Min. Geraldo Barreto Sobral - Av. Jornalista Santos Santana

- Av. Jornalista Santos Santana - rua José Seabra Batista

- Av. Deputado Pedro Valadares - Jacinto Uchôa de Mendonça

- Av. Professor Acrísio Cruz - rua Ananias Azevedo

- Av. Prof. Acrísio Cruz - Av. Francisco Porto

- Av. Prof. Acrísio Cruz - rua Dep. Euclides Paes Mendonça

- Av. Francisco Porto - Av. Pedro Paes de Azevedo

- Av. Augusto Franco - Av. Gonçalo Rollemberg Leite

- Av. Beira Mar - Av. Presidente Tancredo Neves

- Av. Murilo Dantas - Av. Beira Mar

- Av. Murilo Dantas - rua Tenente Antônio Fontes Pitanga

- Av. Heráclito Rollemberg - rua Firmino Fontes

- Av. Melício Machado - Av. Senador Júlio César Leite

- Av. Heráclito Rollemberg - Av. Antônio Alves

- Av. Heráclito Rollemberg - Hildete Falcão Baptista

- Av. Heráclito Rollemberg - Av. Josino José de Almeida

- Av. Heráclito Rollemberg - Av. Dr. Tarcísio Daniel dos Santos