Variação dos preços dos combustíveis é monitorada na capital

Publicado em 05/12/2017 as 12:31

Diante da constante variação no preço dos combustíveis, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), disponibiliza aos aracajuanos o resultado do monitoramento realizado pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon Aracaju. Entre os dias 27 e 29 de novembro, a equipe de Educação e pesquisa, do órgão, verificou preços praticados na modalidade à vista e, também, crédito.

Ao todo, 35 postos de combustíveis foram visitados nas zonas Norte, Sul, Centro e Oeste da capital sergipana. A pesquisa revela a diferença de valores repassados ao consumidor em relação à comercialização do álcool, da gasolina comum e aditivada, do diesel e do GNV (gás veicular). É possível constatar, por meio da pesquisa, que  a diferença dos valores entre os pagamentos com dinheiro e com o cartão, chega a 10%.

A tabela que apresenta, além dos valores, a localização de cada um dos postos pesquisados, possibilita que os consumidores possam escolher, de forma consciente, os locais onde foram uso dos serviços. "Sempre buscamos mostrar os melhores preços para estimular a concorrência, assim ajudamos ao mercado e ao consumidor", afirmou o coordenador de Educação e Pesquisa do Procon Aracaju, Agnaldo Santana.

O coordenador também destaca que  os donos dos estabelecimentos estão preferindo lucrar menos e vem amortizando os últimos aumentos, para garantir o fluxo de abastecimento nos seus respectivos estabelecimentos. "Com a divulgação periódica dessas tabelas comparativas de preços, buscamos contribuir com o desenvolvimento do hábito da pesquisa e planejamento dos aracajuanos. Dessa forma estimulamos o consumo consciente", destacou Agnaldo Santana.