Prefeitura alinha detalhes para realização do Réveillon 2018

Publicado em 18/12/2017 as 15:05

Na manhã desta segunda-feira, 18, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Aracaju (Funcaju), responsável pela organização do Réveillon 2018, realizou uma reunião com todos os órgãos envolvidos no planejamento e execução da festa, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Aracaju. No encontro, foram discutidos detalhes sobre os serviços públicos ofertados à população, como estrutura, segurança, acesso, tráfego, saúde e licenciamento de ambulantes.

Esse foi o segundo encontro geral realizado, além dos diversos encontros paralelos entre os órgãos que estão diretamente relacionados, com o objetivo de alinhar todas as informações. “Estamos buscando dar o maior conforto e segurança possíveis à população que vai comemorar o novo ano conosco. Hoje foi uma espécie de 'check list', para nos certificarmos da correta viabilização da festa, diante de tanto esforço do prefeito Edvaldo Nogueira para fazer a alegria do nosso povo. Em breve, iremos divulgar detalhadamente todas as informações necessárias”, afirmou o presidente da Funcaju, Silvio Santos.

Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através Defesa Civil e Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Secretaria Municipal da Saúde, através das Redes de Atenção de Urgência e Emergência e Hospitalar e da Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Polícia Civil, Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Sergipe (Samu).

O diretor de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), Bira Rabelo, explicou toda a definição do apoio prestado pela empresa municipal. “Toda estrutura da Emsurb está à disposição do evento, como toldos e banheiros, por exemplo. Iremos iniciar a montagem na sexta-feira anterior à festa para facilitar a organização dos demais órgãos apoiadores. No dia 30, faremos o cadastramento e sorteio dos ambulantes, que será aberto a todos que estejam aptos, mas iremos comunicar antecipadamente. Já no dia da festa, em parceria com a Vigilância Sanitária, os ambulantes serão fiscalizados quanto à manipulação e higiene necessárias para a correta comercialização”.

O secretário municipal de Defesa Social, coronel Luiz Fernando Almeida, afirma que “a articulação feita pela Funcaju conta com o total apoio da Semdec. O trabalho entre a GMA e a Polícia Militar, como também a SMTT, é um trabalho desenvolvido há anos, em que já existe um entrosamento que facilita o serviço. A festa tem uma característica pacífica e familiar, onde as pessoas vão para comemorar, e nosso efetivo estará monitorando”.

“Estamos nos preparando para fazer a segurança no perímetro interno e no entorno da festa. Iremos monitorar, por exemplo, o terminal de integração localizado nas proximidades para proteger a vida e oferecer segurança às pessoas que irão transitar pelo local, que é uma das atribuições da nossa corporação, onde também iremos garantir a prestação do serviço público com qualidade”, afirmou o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.

Durante a reunião, o coordenador de Trânsito da SMTT, Alexandre Cardoso, também explicou que todo o planejamento de trânsito para a data já foi definido. “Nos próximos dias, iremos divulgar todas as informações de tráfego, bloqueios, horários e percursos provisórios. Orientamos que, aqueles que não estarão envolvidos no evento, evitem a região para amenizar o congestionamento de acesso e, aos que estarão se dirigindo ao local, utilizem o transporte público, como táxi e ônibus, que estarão funcionando normalmente. Para isso, também contamos com o apoio estadual da Polícia Militar, através da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran)”.