Quintas Negras: Elese promove palestra com o historiador Thiago Fragata

Publicado em 10/05/2022 as 06:52

Com o objetivo de debater uma multiplicidade de saberes dos povos negros, a Assembleia Legislativa de Sergipe, através da Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória (Elese), retoma o projeto “Quintas Negras – Xirê dos Saberes” realizado mensalmente, em dias de quinta-feira, com palestras e rodas de conversa ministradas por militantes do movimento negro. A nova edição acontece no dia 12 de maio, às 9h, no Auditório da Elese, com o tema: ‘Negritando a História de Sergipe- Inácio Barbosa, Horácio Hora e Tobias Barreto’.

O historiador e multiartista, Thiago Fragata, estreia no Quintas Negras com o intuito de estimular uma reflexão do processo de ‘embranquecimento’ em personalidades negras.

“A proposta é compartilhar uma reflexão sobre o processo de embranquecimento em personalidades negras que tiveram prestígio no século XIX como o filósofo e professor da Faculdade de Direito de Recife, Tobias Barreto, o artista plástico Horácio Hora e o Bacharel e político Inácio Joaquim Barbosa. O caso do intelectual Machado de Assis me inspirou para essa pesquisa, pois eu conheci o principal escritor brasileiro como uma pessoa branca, fruto da atitude preconceituosa da sociedade da época e os demais pesquisadores do século XX perpetuaram isso e pretendo mostrar que nele se aplicou a lógica do sistema social escravista que sempre anulou o caráter negro nesse protagonismo, ou seja, não sendo diferente com as personalidades que iremos abordar no encontro”, explicou o palestrante.

A assessora da Elese e responsável pela execução do projeto, Vera Vilar, destaca a importância da ação principalmente, pelos altos índices de racismo. “Infelizmente os casos de violência e racismo se mostram de forma assustadora nos dias atuais e o projeto se baseia no fortalecimento de pautas direcionadas aos povos negros. A Elese é um dos poucos espaços oficiais que se dedica a esta prática e torcemos para que surjam novas iniciativas baseada no fomento de atividades em prol do movimento negro em várias atuações”, frisou.


O palestrante Thiago Fragata. Foto: Arquivo pessoal.

Na oportunidade, Thiago Fragata estará divulgando o livro ‘Fragatas não voam só’ de sua autoria que reúne poesias de combate ao preconceito (racismo). O “Quintas Negras- Xirê dos Saberes” teve início em 2019 e está agora em sua 4ª edição.

Serviço

“Quintas Negras – Xirê dos Saberes”
Palestra ‘Negritando a História de Sergipe- Inácio Barbosa, Horácio Hora e Tobias Barreto’
Data: 12 de maio
Horário: 9h
Local: Auditório – Escola do Legislativo (Elese)
Mais informações: 79 3216-6845/6802/6803

*ALESE