Orquestra Jovem: música transforma a vida de crianças e jovens

Publicado em 29/04/2022 as 06:22

A Orquestra Jovem oferece aulas de canto coral, violino, violoncelo, viola, contrabaixo, percussão, flautas e teoria musical, com aulas individuais e em grupo no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Espaço Cuidar e no Instituto Rahamim, todos localizados no bairro Santa Maria. Atualmente, a instituição atende 280 crianças e jovens.

O aluno de contrabaixo, Said Hassan, faz parte do projeto desde 2018 e conta como a Orquestra mudou a sua vida. “O projeto me fez ver o mundo de outra forma e me fez ver que tudo gira em torno da música, e isso me fez ser mais feliz. A Orquestra me trouxe novos amigos, uma nova perspectiva de vida, me deixou mais sociável. É um lugar onde eu me sinto bem, feliz, abraçado e acolhido”, afirma.

O coordenador geral da Orquestra, Eder Getirana, destaca a importância da parceria com a Energisa para manter as atividades do projeto. “O apoio da Energisa é fundamental para a execução do Projeto, sem o recurso da Energisa, que está conosco desde o primeiro ano do Projeto (2014), ele estaria em vias de ser inviável. Então, é imprescindível o apoio da Energisa, pois garante o funcionamento e aprimoramento do Projeto que é tão importante para estes jovens e suas famílias”, enfatiza Eder.

O projeto tem como principal objetivo proporcionar a crianças e adolescentes a iniciação e o aprimoramento musical. Por acreditar no papel social de transformação do projeto, a Energisa apoia a Orquestra Jovem que tem mudado a vida de muitos jovens. “Acreditamos que a música tem o poder de transformar a vida tanto dos alunos, quanto de suas famílias, e de quem os ouve tocar. É uma parceria que busca a inclusão social através da música e tem trazido uma oportunidade de formação para essas crianças e adolescentes”, ressalta o diretor-presidente da Energisa Sergipe, Roberto Carlos Currais.

Sobre a Orquestra Jovem

A Orquestra Jovem de Sergipe é um projeto realizado pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, com o patrocínio da Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. A iniciativa conta com recurso do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através de apoio cultural do Banese e do Banese Card, além do apoio do Instituto Marcelo Déda, da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Instituto Rahamim.

* Ascom/OJSE