Biscoito Bricelet é Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe

Publicado em 22/12/2021 as 06:50

O “Bricelet”, biscoito fino produzido no Município de São Cristóvão, é oficialmente Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe. O título foi conferido pela Lei 8.931/2021, sancionada recentemente pelo Governo do Estado, a partir de um Projeto de Lei Ordinária de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), aprovado, por unanimidade, pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

“É uma satisfação muito grande ver uma propositura nossa ser transformada em lei, considerando que esse biscoito deixou de ser somente a fonte econômica que mantinha o Orfanato da Imaculada Conceição, passando a ser uma iguaria que representa, também, toda uma cultura da primeira capital de Sergipe”, comemorou a deputada.

Maria, ao explicar sua iniciativa, ressaltou a história do biscoito, que tem origem Suíça e é herança das freiras beneditinas que viveram enclausuradas na antiga Santa Casa de Misericórdia, construída no estilo Barroco, no início do século XVIII e que funcionou primeiro como um Hospital de Caridade. “Em 1911, ela se tornou um Asilo para 11 anos mais tarde, tornar-se um orfanato, que era de responsabilidade das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição”, contou a parlamentar.

*Alese