Exposição virtual com 'Os Tapetes Contadores de Histórias' tem diversão pra toda família

Publicado em 16/01/2021 as 06:29

Exposição virtual com Os Tapetes Contadores de Histórias, que começou no último dia 13 de janeiro nas redes sociais, promove visita guiada, sessões de história e oficina de formação de contadores de histórias.

Peraltagens é uma mostra virtual do acervo particular do grupo, com obras feitas de tecido e inspiradas em contos do mundo inteiro e autores renomados. Para saber mais sobre a programação voltada para toda a família, sobretudo o público infanto-juvenil, o Tarde Nacional desta sexta-feira (15) conversou com o responsável pela coordenação geral e curadoria do projeto, Warley Goulart.

Alô, papai! Alô, mamãe! Você tem interesse em participar de uma oficina online de formação de contadores de histórias? Então fique atento porque serão 12 horas de oficina, distribuídas em quatro encontros de três horas, e já na segunda-feira (18) é possível fazer a inscrição.

Também serão oferecidas também 20 apresentações artísticas online com o grupo, sendo três delas com tradução simultânea para a linguagem de libras.

Mas, mesmo diante de tanta tecnologia será que esse encantamento das histórias mudou? Warley garante que não pois isso é inerente a todos nós, humanos. Para as crianças, é claro, esse deslumbramento com a vida continua.

O grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias já tem 22 anos de existência. O grupo utiliza tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano como cenários de contos autorais e populares despertando o imaginário de crianças e adultos.

"A gente sempre fez essa exposição de forma presencial. Em Brasília, por exemplo, a gente fez várias edições na Caixa Cultural. E agora, é claro, por conta de toda essa situação que a gente está vivendo foi preciso se reinventar. Porque a gente viajava muito, contava histórias em outras línguas e para crianças de todas as idades. Mas eu sinto a criança interessada por todo tipo de conteúdo, por diferentes narrativas", argumenta Warley sobre a importância de se falar de temas tão contemporâneos: como a morte e a doença, que muitas crianças tem perguntado.

Ficou interessado? Confira aqui toda a programação. E ouça a entrevista completa, no player acima.

*EBC