'Idomeneo', de Mozart, é o destaque do Ópera Completa

Publicado em 28/03/2020 as 07:59

O programa Ópera Completa deste domingo (29) apresenta a ópera “Idomeneo”, de Wolfgang Amadeus Mozart.

Composta por três atos, “Idomeneo, re di Creta ossia Ilia e Idamante, ou simplesmente “Idomeneo”, foi escrita em 1781. O libreto da ópera, escrito por Giambattista Varesco, é uma adaptação de um texto do dramaturgo francês Antoine Danchet que, por sua vez, se baseou no mito de Idomeneu, rei de Creta, mencionado nos primeiros livros da Odisseia de Homero.

Com estilo poético inspirado em Metastasio, uma partitura orquestral bastante rica, e diversos trechos descritivos (como imitações de sons de trovões, tempestades e vendavais), Idomeneo traz áreas com grande complexidade técnica e forte carga emocional, como é o caso das cenas de ciúmes da personagem Elettra.

“Idomeneo”, de Mozart, teve uma estreia de sucesso em 29 de janeiro de 1781, em Munique, com um elenco escolhido pelo próprio compositor, que incluía o castrato Vincenzo dal Prato para o papel de Idamante, que hoje em dia é normalmente interpretado por uma soprano.

No programa deste domingo, ouça uma memorável gravação desta ópera realizada pelo Metropolitan Opera House em 1996, com Plácido Domingo, Cecilia Bartoli e regência de James Levine.

 

*EBC