Cordel na Folia será tema do Carnaval dos Carnavais de São Cristóvão

Publicado em 22/01/2020 as 07:59

A Prefeitura de São Cristóvão através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact), realizará entre os dias 14 e 25 de fevereiro o “Carnaval dos Carnavais” edição 2020. O evento preserva a tradição dos bloquinhos de rua, dando suporte ao desfile de blocos organizados pela própria comunidade. Com o tema “Cordel na Folia”, o evento homenageará a poetisa e cidadã sancristovense Alda Cruz que celebrou recentemente 90 anos de idade.

“Neste ano nós resolvemos homenagear dona Alda Cruz que em 2019 comemorou 90 anos e continua na ativa produzindo cordéis, sendo uma personagem muito representativa em nosso município. Nesta edição nós iremos manter o que desenvolvemos nos últimos anos, no sentido de apoiar o carnaval de rua, que já é tradicional no município”, destacou a assessora técnica da Fundact, Elma Santos.

Além de ser destaque como tema do Carnaval, a cordelista também ganhará seu próprio bloco, que desfilará pelas ruas do Centro Histórico às 15h do dia 23 de fevereiro. Para completar, Alda Cruz terá uma exposição na Casa do Folclore, onde serão expostas suas obras, fotografias e peças pessoais, permanecendo no espaço de 04 de fevereiro a 01 de março de 2020.

Para a cordelista, receber essas homenagens do município ao qual se dedicou por tantos anos é algo significativo. “Me sinto muito lisonjeada com essas homenagens. Agradeço a prefeitura e ao povo de São Cristóvão que sempre me recebeu tão bem, desde quando iniciei meus trabalhos na cidade. Estou muito feliz com tudo isso e aguardo todos para dar um abraço no carnaval”, declarou a poetisa.

Homenageada

Filha de Octávio Francisco dos Santos e Maria Olinda Santos, Alda Santos Cruz (Alda Francisca Santos), nasceu em 15 de novembro de 1929, em Aracaju, Sergipe. Foi professora na cidade de Pedrinhas que, àquela época, era município de Arauá. Fez o concurso para escriturário do Instituto de aposentadoria e Pensão dos Industriários (IAPI), atuando na cidade de São Cristóvão de 1955 até 1961, quando foi transferida para Aracaju.

Formou-se em Pedagogia em 1975; também fez o curso de Letras Vernáculas – Português, terminando em 1980. Hoje faz parte Academia Sancristovense de letras e artes, ocupando a cadeira de número 07, da Academia de Letras do Brasil (ALB) seccional Limeira, ocupando a cadeira de número 165, Academia Sergipana de Cordel, Comendadora da Casa Real Della Rosa.

Em 2005 recebeu o título de Cidadã Sancristovense. Recebeu no ano de 2019, a Comenda de Mérito Cultural do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC).

Casou-se em 1955, tem cinco filhos, 17 netos e 17 bisnetos.

Carnaval dos Carnavais

Ao todo serão mais de 30 blocos participando do evento que ocorrerá em vários pontos do município, tendo estrutura viabilizada pela Prefeitura Municipal por meio das suas secretarias, a exemplo da Secretaria da Saúde (SMS), Assistência Social e do Trabalho (Semast), Secretaria de Serviços Urbanos (Semsurb), Superintendência de Abastecimento de Água e Esgoto (Saae) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

A programação do Carnaval dos Carnavais será divulgada em breve.