Biblioteca Epiphanio Dória promove ações integrativas para pessoas com deficiência visual

Publicado em 05/12/2019 as 07:39

A Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória, em Aracaju, tem como um dos seus principais objetivos a inclusão da pessoa com deficiência. Isso se dá por meio de diversas ações que vão além do seu acervo e equipamentos. São projetos, parcerias, práticas pedagógicas, atividades artístico-culturais, entre outras ações. Para celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, comemorado em 13 de dezembro, a Biblioteca Pública Epiphanio Doria realizará, no período de 6 a 13 deste mês, um conjunto de atividades no intuito de combater o preconceito e proporcionar uma inclusão cada vez maior da pessoa com deficiência visual na sociedade.

Os eventos terão como público-alvo pessoas com deficiência visual e seus familiares, professores e alunos da rede pública e toda a comunidade. Palestras, minicursos, rodas de conversa, contação de histórias, vídeo com audiodescrição e vivências sensoriais são algumas das atividades que acontecerão durante esse período.

“Queremos colaborar e levar a luz através da visão do coração a todos, através de práticas cidadãs e inclusivas a pessoas com deficiência visual, para que tenham plenos poderes na sociedade. Este é um dos nossos principais objetivos”, disse a diretora da Biblioteca Pública Epiphanio Doria, Juciene Maria Santos de Jesus.

Programação

Na sexta-feira, 6, das 8h às 12h, no auditório da Biblioteca, acontecerá a palestra intitulada “Desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência visual na sociedade”, ministrada pela professora Anatércia Silva Santos. Pela tarde, das 13h às 17h, acontecerão os minicursos “Noções básicas de braile” e “Noções de orientação e mobilidade”, com o professor Edvaldo Serafim dos Anjos Sobrinho.

No dia 9 de dezembro, também no auditório da Biblioteca, serão realizadas as seguintes atividades: roda de conversa com o vereador Lucas Aribé, projeção de vídeo com audiodescrição, atividades sensoriais e divulgação do acervo em braile. Esse momento terá como público-alvo alunos e professores do Colégio Estadual Ivo do Prado e da Escola Municipal Neuzice Barreto. A mesma programação acontecerá no dia 10, mas desta vez com palestra da professora Anatércia Silva Santos, com a presença de alunos e professores da Escola Municipal Arthur Bispo do Rosário.

No dia 11 as atividades serão realizadas na Escola Estadual Professora Myrian de Oliveira Santos Melo, em Aracaju, onde a professora Anatércia realizará vivências sensoriais com alunos, professores e funcionários da unidade de ensino. A mesma programação acontecerá no dia 12, desta vez com alunos e professores da Escola Municipal Arthur Bispo do Rosário.

O encerramento será no dia 13 de dezembro, com a roda de conversa sobre o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e Dia Nacional do Deficiente Visual, no auditório da Biblioteca, para professores e comunidade em geral.