Exposição ressalta o passado, o presente e imagina o futuro de Aracaju

Publicado em 03/12/2019 as 07:29

Uma exposição tendo Aracaju como tema central, sua dinâmica, sua memória, sua (in) visibilidade e seu movimento. Um olhar criterioso que reconstrói as imagens de um passado, do presente e nos convida a imaginar o futuro. Assim é “Via” - o trabalho da artista visual Renata Voss, que abre exposição no Corredor Cultural Wellington Santos - Irmão, nesta sexta-feira, dia 29, às 16h.

Professora de fotografia da Escola de Belas Artes da UFBA, mestre e doutora em Artes Visuais pela mesma universidade, Renata Voss desenvolve trabalhos autorais que mergulham na compreensão que estabelece relações entre a fotografia, o tempo e a memória.

Renata Voss traz um olhar inquietante e provoca o visitante para discutir as questões pertinentes à cidade onde ele mora. Através de suas fotografias ela propõe uma pergunta: De que forma as pessoas “usam” essa cidade, de que forma elas se apropriam dela? Através de suas fotografias. Renata Voss lembra como a fotografia pode contribuir – como forma de registro criativo – na aparência de ruas, praças e monumentos.

Sua Exposição – “Via” - “é um projeto que tem o interesse em fomentar a discussão sobre a produção artística com ênfase nos processos fotográficos, contribuindo para o debate nas artes visuais. “Via” - segundo a artista - “trata sobre o caminho, a direção, o rumo, o intermédio, a maneira e, sobretudo, a forma de ver o passado com o olhar no futuro”.

Esse trabalho foi contemplado pelo Edital para ocupação da Galeria de Arte J.Inácio 2019, que tem recursos da FUNCART – Fundo Estadual de Desenvolvimento Cultural e Artístico. A realização desse evento é do Governo e Sergipe, por meio da Fundação Cultural Aperipê.
A exposição “Via” fica no Corredor Cultural Wellinbgton Santos – Irmão – até o dia 29 de dezembro. O espaço cultural está localizado na sede da FUNCAP – Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, Rua Vila Cristina – 1051- bairro 13 de Julho (ao lado da Arena Batistão) A entrada é franca e o funcionamento das 08h às 17h.