OMS diz que peste bubônica está 'bem administrada' na China e não apresenta risco

Publicado em 07/07/2020 as 19:20

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta terça-feira (7) que os casos recentes de peste bubônica na China não representam uma grande ameaça e que doença está “bem administrada”. A entidade destacou, no entanto, que vai monitorar a situação de perto.

“No momento, não consideramos que haja um risco alto, mas estamos monitorando de perto” a situação, junto às autoridades chinesas e mongóis, afirmou a porta-voz da OMS, Margaret Harris, em coletiva de imprensa em Genebra.

Após a confirmação de dois casos de peste bubônica na cidade de Bayan Nur, as autoridades de saúde da China emitiram um alerta de nível 3 (o segundo mais baixo, em um sistema de quatro níveis onde o nível 1 é o mais alto) em várias regiões do norte do país nesta segunda-feira (6).

Entre as recomendações impostas, as autoridades de saúde pediram à população evitar a caça, consumo ou transporte de animais potencialmente infectados, principalmente marmotas, roedor que teria sido vetor dos casos na Mongólia, anteriores aos identificados na China.

*Revista Fórum