Biblioteca Mário Cabral realiza o projeto Transformando Semente em Árvores

Publicado em 18/05/2019 as 07:53

Introduzir as crianças na Educação Ambiental, principalmente na Educação Infantil, é uma estratégia para o seu desenvolvimento, o que as tornam agentes transformadores na preservação dos recursos naturais. Partindo dessa ideia, nesta sexta-feira, 17, aconteceu o projeto “Transformando Sementes em Árvores”, uma parceria entre a Biblioteca Mário Cabral, unidade vinculada a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), e o curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Alunos da Escola Municipal Maria da Glória Macedo participaram do projeto.

Os alunos se mostraram envolvidos com a importância das árvores para o cotidiano e onde elas estão inseridas. “O objetivo é despertar o conhecimento e a valorização da arborização. E essa temática é de grande importância, já que a maioria das escolas e crianças não têm esse contato com o ambiental e florestal. É gratificante ver eles envolvidos, já que a biblioteca tem como seu maior objetivo proporcionar conhecimento”, comentou a coordenadora da Biblioteca Mário Cabral, Verônica Cardoso.

Além de introduzir as crianças na educação ambiental, o “Transformando Sementes em Árvores’ objetiva fazer uma ponte entre a universidade, biblioteca e a comunidade. “Contribuir com a sociedade trazendo informação para esses pequenos é de extrema importância. O objetivo é a informação ao indivíduo, falar sobre qualidade ambiental e juntar espaços de conhecimento como a escola, a universidade e a biblioteca, então, a parceria caiu como uma luva, já que é necessário espaços e estruturas acessíveis para as escolas”, ressaltou o professor de Engenharia Florestal, Robério Anastácio Ferreira.

Na intenção de sair um pouco do âmbito escolar e expandir o aprendizado dos alunos, a Escola Municipal Maria da Glória Macedo apoia o projeto. “É de suma importância que possamos ir além da sala de aula em busca de conhecimento, com pessoas e lugares que proporcionam isso às nossas crianças. Essa parceria da Universidade Federal e a Biblioteca Mário Cabral, traz conhecimento e consciência ambiental”, explicou o professor da instituição de ensino, Luiz José.