Ocupe a Praça: Egbe busca potencializar produções audiovisuais feitas por negros

Publicado em 09/04/2019 as 08:27

Intensificar projetos dirigidos por homens e mulheres negras e, dessa forma, atuar no centro de grande problema. Este é o principal objetivo do Ocupe a Praça desta quarta-feira, 10, realizado pelo Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, unidade mantida pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Nesta edição, o evento é em parceria com a Mostra de Cinema Negro de Sergipe (Egbe), e acontece às 19h, no Centro Cultural de Aracaju (CCA), localizado na Praça General Valadão.

Na programação, o público poderá acompanhar a exibição do documentário “Revolta dos Búzios”, dirigido pelo cineasta baiano Antonio Olavo e com a duração de 1h53’. O filme conta a história de um dos mais importantes acontecimentos da história do Brasil, em registro cinematográfico do movimento conspiratório que aconteceu em 1798, no qual homens e mulheres negras protagonizaram um motim contra o governo colonial em busca de um República Democrática, independente e, principalmente, livre da escravidão.

Em seguida, na sala de exibição do NPD será aberto um espaço para difusão de troca de opiniões e conhecimento com realizadores audiovisuais do filme ‘Revolta de Búzios’. O ‘Liquidifica Diálogos’ contará com a presença do diretor Antonio Olavo, cuja a sua trajetória como realizador apresenta temas de abordagem ao povo negro, suas lutas sociais e história. Além disso, o produtor Josias de Jesus Santos, a assistente de direção Daiane Rosário, e o diretor de arte Raimundo José Laranjeira Costa, trabalharam na construção do longa-metragem e são os convidados da noite.

Nesta edição, o evento traz como tema ‘Descolonização do Olhar’. A coordenadora do NPD, Graziele Ferreira, explica porque é primordial dar potência às produções audiovisuais locais, nacionais e africanas dirigidas por negros. “O NPD é um espaço criado primordialmente de fomento à produção e tem como papel reafirmar o quanto elas são importantes. Além disso, não há sentido estimular essas ações e não ter lugares onde esses filmes possam ser exibidos”, conclui.

Para finalizar a noite, o ‘Ocupe a Praça- Egbe’ trará a apresentação cultural de Alex Sant’Anna com participação de Diane Veloso, Nicole Donato e Anne Carol. Lembrando que a Mostra de Cinema Negro segue até esta sexta-feira, 12, com uma programação dinâmica do Cinema Negro de Sergipe, no Centro Cultural de Aracaju. Entrada gratuita.