Documentário mostra o trabalho cotidiano da cafeicultura brasileira

Publicado em 01/11/2018 as 00:02

O Brasil Rural desta quarta-feira (31) trouxe como pauta o documentário Ao Aroma do Café, produzido e idealizado por Tati Costa. O filme é uma homenagem a Armínio Kaiser, um engenheiro agrônomo que tinha como hobbie fotografar o cotidiano do trabalho na cafeicultura brasileira entre os anos de 1954 e 1970.

Tati conta que a história de Armínio com a fotografia começou por influência de seu avô, um português que montou um estúdio fotográfico na Bahia, no início do século XX. Mesmo sem ter conhecido o ascendente, que morreu antes mesmo de ele nascer, Armínio teve acesso a um baú cheio de artefatos fotográficos deixados por ele, e, a partir daí, começou a fotografar. Ao longo de muitas viagens, por meio da carreira de agrônomo do Instituto do Café, Kaiser registrou um vasto acervo da cafeicultura do Paraná, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e São Paulo.

O contato de Tati com Armínio começou em 2006 e o primeiro fruto dessa parceria foi a publicação do livro Ao Sabor do Café, onde foram agrupadas as imagens feitas especificamente no Paraná. Em 2013, mais uma publicação foi lançada: Ao Aroma do Café, que reuniu fotos de todos os estados em que Armínio havia fotografado. Como desdobramento deste segundo livro, surgiu a ideia de documentar o material de forma audiovisual. "O documentário acaba tendo outras perspectivas. A gente agora passa na TV Escola..., as coisas se ampliam. O acesso ao acervo dele ganha com isso", explica Tati.