Museu do Amanhã inaugura totem interativo sobre baías de vários países

Publicado em 21/10/2018 as 01:50

O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, inaugurou hoje (19), no espaço da Exposição Principal, o totem interativo Baías de Todos Nós, que traz informações e imagens sobre a Baía de Guanabara (RJ) e também sobre as baías de Sydney, na Austrália; de Tóquio, no Japão; de Chesapeake, nos Estados Unidos; e de Jacarta na Indonésia.

O próprio museu está localizado às margens da Baía de Guanabara e, segundo o gerente de Conteúdo e Exposições do Museu do Amanhã, Leonardo Menezes, sempre houve o interesse de ter conteúdos na Exposição Principal que pudessem falar sobre a baía e os desafios que ela enfrenta.

“Não existe um espaço na cidade em que as pessoas possam ir em caráter permanente ou frequente para debater a Baía de Guanabara, que abrange 16 cidades ao redor e que tem rios que drenam para a baía”, disse em entrevista à Agência Brasil.

Menezes fez um paralelo da despoluição da baía com a redução dos casos de doença provocados pela sujeira da região. “Impactos que poderia ter numa futura despoluição, quantos leitos hospitalares, por exemplo, a gente poderia economizar decorrentes de doenças envolvidas com a poluição da Baía de Guanabara”, disse.

Mostrar realidade
A intenção do totem interativo é mostrar a realidade das cinco baías, destacando aspectos de biodiversidade, economia, aquicultura, pesca, situação de saneamento e ações de despoluição adotadas em cada uma. A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet.

“[A obra] também mostra que outras baías no mundo passam por desafios similares [que a Baía da Guanabara] ou conseguiram, por meio de projetos de despoluição de longo prazo, recuperar a qualidade da água”, disse.

O totem tem três telas interativas, dedicadas ao conteúdo de cada uma das cinco baías retratadas, e outra com fotos e notícias sobre o tema, com ênfase sobre a da Guanabara, em parceria com o Projeto Colabora e o site de notícias G1.

Fotos
A obra também tem um caráter interativo e quem quiser pode participar enviando fotos de denúncia ou imagens positivas por meio do aplicativo Colab com a identificação #baiasdetodosnos, no Instagram.

Parceiro da experiência Baías de Todos Nós, o Colab é reconhecido pela inovação para a gestão pública com foco em participação e engajamento cidadão. O aplicativo foi eleito como a melhor ferramenta urbana do mundo pela New Cities Foundation. Atualmente, o Colab atua nos municípios de Recife, Teresina, Maceió, Niterói, Contagem, além de cooperações técnicas com outras cidades.

Para o cofundador e diretor do Colab, Paulo Pandolfi, o aplicativo reforça a participação dos cidadãos. “Ficamos muito felizes com essa parceria, porque precisamos fazer com que todos entendam que a preservação das nossas baías é de responsabilidade compartilhada”.