Programas que retrataram vida e obra de Fernando Sabino são destaque no Memória Rádio MEC

Publicado em 17/10/2018 as 09:10

O mineiro Fernando Sabino escrevia desde os 13 anos de idade, mas sua decisão de se tornar escritor e jornalista veio apenas aos 33 anos, quando publicou uma de suas obras mais conhecidas, o romance O encontro marcado, de 1956. A partir daí iniciou uma produção diária de crônicas para jornais e revistas. Na década de 1960, sabino integrou o time de grandes autores que participou do programa Quadrante, da Rádio MEC, idealizado por Murilo Miranda.

Neste Memória Rádio MEC ouviremos textos de, e sobre, Fernando Sabino, em edições das séries “Um conto, um autor, uma época”, da década de 1970, e da série "Prosiverso", de 1980.

"Um conto , um autor, uma época", série produzida em 1977, promoveu um total de 17 programas dedicados a autores brasileiros. A produção era assinada por Ana Lígia Freschi e Maria Dias Oliveira. Cada programa , com duração de pouco mais de 20 minutos, era dividido em 3 módulos: no primeiro, o roteiro trazia um panorama da época em que viveu o autor escolhido; o segundo trazia a dramatização do conto escolhido; e , no terceiro bloco, o escritor que selecionou o conto falava sobre seus motivos da escolha do autor e do texto. Antônio Carlos Vilaça foi o autor que escolheu o conto Espinha de Peixe, de Fernando Sabino, para ser radiofonizado na série. Espinha de peixe retrata a agonia de uma velha senhora que reclama de uma espinha de peixe na garganta frente à sua família incrédula. Vamos ouvir trechos dos dois primeiros blocos do programa, com a biografia do autor e a íntegra do conto.

O segundo programa em destaque no Memória Rádio Mec desta semana é uma edição da série intitulada "Prosiverso". Em nosso acervo há 21 programas dessa série, cada qual com 25 minutos de duração. Entre os autores retratados há expoentes de vários períodos da literatura brasileira: de Gregório de Matos à Nelson Rodrigues.

O "Prosiverso" dedicado à Fernando Sabino, teve produção de Delminda Jácomo, Elizabeth Glielmo, Nanci Palermo e Regina Sales. O programa traz informações biográficas e crônicas do autor, como Dez minutos de idade, A última crônica, Festa de aniversário e um trecho de Encontro Marcado.