Bienal Internacional do Livro Rio anuncia novidades para 2019

Publicado em 02/10/2018 as 00:46

A Bienal Internacional do Livro Rio anunciou novidades para a ano que vem. Consagrada como o maior evento literário do Brasil, a 19ª edição foi apresentada nesta quinta-feira ao mercado editorial antecipando um pouco do que o público poderá aproveitar em termos de experiência.

O evento acontecerá do dia 30 de agosto a 8 de setembro de 2019 no Riocentro, na Barra da Tijuca, com a missão de incentivar o hábito da leitura para mudar o país. Entre as novidades, espaços e conteúdos inéditos.

A diretora da Bienal, Tatiana Zaccaro, destacou que priorizar a experiência do público é primordial. Por isso, na próxima Bienal haverá maior aproveitamento das áreas externas do Riocentro, como jardins e lagos.

Ela explicou, ainda, que a planta do festival foi redesenhada para concentrar atividades, expositores e patrocinadores em um mesmo ambiente e que, a ideia é trabalhar seguindo a lógica de criar uma bienal para cada tipo de público.

Com essa concepção, haverá, por exemplo, um pavilhão infantil, com mais de 10 mil metros quadrados. O espaço vai concentrar editoras de livros E atividades lúdicas voltadas exclusivamente para as crianças.

Outra novidade do evento, que faz parte do calendário oficial da cidade, será um espaço dedicado à filosofia e negócios. Outro importante setor da Bienal, o Fórum de Educação, que oferece programação voltada para educadores e professores, será ampliado, de forma a valorizar e promover a integração entre esses profissionais.

A direção da Bienal vai manter ainda nos moldes tradicionais das grandes atrações do evento, o Café Literário e a Arena Jovem.

Na última edição, a procura pelo local dedicado aos debates de interesse dos jovens cresceu 344%. Também o Café Literário atraiu público 25 % maior na comparação com 2017, atraído pela variedade de temas das mesas de debate.