Medalha Quintina Diniz é entregue a 45 mulheres sergipanas

Publicado em 13/09/2018 as 00:41

Com a criação do projeto de resolução do legislativo que instituiu a Medalha Quintina Diniz, em 2007, a Alese já homenageou 45 personalidades de Sergipe com grande destaque na política, educação, direitos humanos e áreas sociais. Este ano, a homenagem foi entregue a nove prefeitas do Estado para destacar a representatividade feminina nos espaços de poder.

A medalha que leva o nome da primeira deputada estadual é entregue anualmente em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Quintina Diniz foi eleita em 1934, tendo seu nome lançado pela Sociedade Brasileira Para o Progresso Feminino, fundada pela Dra. Bertha Lutz e dirigida em Sergipe por Cezartina Reis e Maria Rita Soares de Andrade. Professora e feminista, a laranjeirense fundou em Aracaju, em 1906, o primeiro educandário feminino do Estado.

No novo episódio da websérie “O Voto”, Quintina Diniz tem sua história lembrada como a percussora da participação das mulheres na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. Atualmente, dos 24 deputados estaduais apenas quatro são parlamentares mulheres.

Na entrega da medalha em 2016 para a então professora pós-doutura da Universidade Federal de Sergipe, Maria Helena Santana Cruz, a deputada estadual e presidente do Conselho Deliberativo da Medalha, Ana Lula (PT), destacou que a homenagem tem o objetivo de apoiar e fortalecer a participação das mulheres na política e nos espaços de poder. “O acesso a oportunidades, a violência contra a mulher e a disparidade na ocupação dos espaços de poder, ainda são grandes entraves na garantia da equidade de gênero, mesmo com toda a luta travada pelo movimento feminista”, ressaltou.

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste ano de eleição, 31,4% das candidaturas são de mulheres em todo o País. Acompanhando o mesmo percentual, em Sergipe, dos 437 candidatos, 163 são de mulheres.

Na história da Casa Legislativa, de 1950 a 2018 (68 anos), além de Diniz, 15 sergipanas tomaram posse como deputada estadual, quais são: Ana Lula, Angélica Guimarães, Celinha Franco, Conceição Vieira, Elma Paixão, Goretti Reis, Lila Moura, Maria Auxiliadora, Maria Mendonça, Núbia Nabuco, Silvia Fontes, Suzana Azevedo, Tânia Soares e Venúzia Franco.