Conheça histórias dos 60 anos da Bossa-Nova

Publicado em 11/07/2018 as 00:53

Nos Anos 50 e 60, a Música Popular Brasileira (MPB), passou por diversas transformações com o surgimento da juventude que mudou os rumos da música brasileira e então surgiu a Bossa Nova, com uma gama de artistas que inundaram a MPB com canções belíssimas e letras inesquecíveis.

O jornalista, radialista, pesquisador, historiador, compositor e especialista em MPB, Osmar Frazão, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, afirma ainda que apenas o samba tem segurado a riqueza da música no país. Ele lembra também que o Beco das Garrafas, em Copacabana – um local de destaque da Bossa Nova – está sendo reativado atualmente.

"A música passava por mudanças, mas a guinada veio mesmo quanto o piano do Tom Jobim e as letras do Vinícius de Moraes encontraram, vamos dizer assim, com o violão do João Gilberto. Elas se encontraram exatamente ali. Foi o nascer da Bossa Nova com a Elizeth Cardoso interpretando canções de Tom Jobim e Vinícius de Moraes num LP intitulado Canção do Amor Demais", explica.



Osmar Frazão destaca uma geração de artistas como Lúcio Alves, Leni Andrade, Peri Ribeiro, Carlinhos Lyra, Dóris Monteiro, Silvinha Teles, Nílton Mendonça, Roberto Menescal, Wanda Sá, Baden Powell, entre outros e músicas como Desafinado, Garota de Ipanema, Chega de Saudade, Retrato em Branco e Preto.