Turistas valorizam a organização e limpeza de Aracaju

Publicado em 06/07/2018 as 00:59

As belezas naturais e culturais de Aracaju são amplamente conhecidas, mas ganham magia especial quando encontram o contexto certo. A limpeza da cidade é como a moldura para aquela paisagem bela capturada em fotografia e serve como catalisadora para a endorfina que alcança o cérebro dos turistas ao visitar a capital sergipana. Nos últimos 18 meses, desde que o prefeito Edvaldo Nogueira voltou ao comando administrativo da capital, os problemas com a coleta de lixo viraram passado. Nesse tempo, as equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) se esforçam muito para permitir que o município seja lembrado pelo brilho das nossas decorações e de nossas ruas.

Além de ajudar no combate às epidemias sanitárias, a limpeza da cidade permite aos turistas apreciar a beleza cotidiana de Aracaju. Como nos explica Eva Couto, que organizou uma excursão vinda de Araraquara, em São Paulo, para Aracaju. “Eu estive aqui há dez anos e vim novamente para apresentar a cidade para um grupo de amigas. A cidade evoluiu bastante nesse tempo, está mais bonita e mais limpa. Eu me apaixonei por essa organização”.

Até maio deste ano, as equipes de limpeza que atuam na capital retiraram das nossas ruas aproximadamente 280 mil toneladas de resíduos. O número expressivo foi alcançado devido à coleta seletiva, realizada diariamente, em uma programação semanal distribuída pelos bairros. Essa modalidade de limpeza dá a destinação correta ao lixo e favorece a reciclagem, além disso, coloca Aracaju entre as poucas cidades, 18%, que possuem esse tipo de serviço.

Também filha da cidade do interior paulista, Alda Gonçalves esteve na capital sergipana ainda há mais tempo. Com a autoridade dos seus 84 anos de experiência de vida, ela explica. “Eu estive aqui há 18 anos. A cidade é linda e dá exemplo na limpeza, que é muito boa. Foi muito bom poder voltar e ver Aracaju deste jeito”.

Ainda proveniente do estado de São Paulo, mas da capital, Joana Evangelista se apaixonou à primeira vista. “Eu acabo de chegar, mas o pouco que vi já me deixou encantada. Adorei a limpeza e toda a organização da cidade, tudo fácil de encontrar e sempre com gente disposta a ajudar. Eu vi muitos guardas também, o que me deixou bastante tranquila”, elogia.

Mais experiente nas visitas à capital Celso Antunes, mineiro de Raposos, continua fascinado pela hospitalidade oferecida e pela organização que costuma encontrar. Se depender dele, a paixão por Aracaju será tradição familiar. “Eu amo esta cidade, por isso estou visitando pela terceira vez e pretendo aumentar o número. O povo é muito hospitaleiro, tudo muito organizado e limpo. Já tirei foto de tudo para mostrar aos meus netos”, garante.